Por intermédio da Prefeitura, estudantes da rede pública conseguiram apoio de empresas para viabilizar participação no evento
O Estado de Minas Gerais sedia pela primeira vez o Torneio FIRST LEGO League, promovido pela LEGO Education e a FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology). O 1º Torneio de Robótica de Minas Gerais será realizado no Ginásio Poliesportivo do Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), em Santa Rita do Sapucaí, nos dias 23 e 24 de outubro, das 8 às 18h, e terá a participação de três equipes de Itajubá. Duas do Colégio G9 e outra formada por estudantes da rede pública, que conseguiu apoio de empresas para viabilizar a participação no evento, por intermédio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio da Prefeitura de Itajubá.
As equipes do Colégio G9 são a GTEeN e a GnORANGE, formada por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à 1ª série do Ensino Médio. Já o grupo de estudantes da rede pública é formado por representantes de várias unidades, como a EE Barão do Rio Branco, EE Professor Antônio Rodrigues de Oliveira, EE Ana Laura Pereira, EE Florival Xavier, EE João XXIII, EE Coronel Carneiro Júnior, EE Silvério Sanches, EE Coronel Casimiro Osório, EE Wenceslau Braz e EE Major João Pereira. Estes recebem o apoio das empresas: Datapool Eletrônica; Intermec South America; Autofind Industrial; MS Consultoria e Engenharia; iX Consultoria e a TS Soluções Indústria e Comércio Representações e Consultoria, que viabilizaram a participação do time, arcando com as despesas de inscrição.
Além dos três times itajubenses, irão participar do torneio uma equipe de Cachoeira de Minas e duas de Santa Rita do Sapucaí.
O evento
Os participantes do 1º Torneio de Robótica de Minas Gerais recebem antecipadamente da organização um kit de LEGO Education, com peças voltadas ao desenvolvimento de ciência e tecnologia. Com o kit em mãos, os alunos passam por um curso de 32 horas, que está sendo realizado no Inatel, desde 28 de agosto, totalizando quatro sábados alternados. Contando com a supervisão de um estudante de engenharia, os estudantes desenvolvem um robô capaz de executar tarefas propostas para o dia do torneio, vencendo o que finalizar a prova no menor tempo e com a menor quantidade de erros possível.
Todas as equipes receberão certificados de participação e as mais bem colocadas garantem vaga no torneio nacional e este, por sua vez, para o mundial. A melhor torcida também será premiada e cada equipe terá um estande próprio durante o torneio.
O Torneio FIRST LEGO League é realizado em todo o mundo e já mobilizou mais de 14 mil times, 140 mil estudantes de 42 países, com a participação de 32 mil voluntários. Mais informações no site www.brfirst.org/hotsite/pict.
Fonte: Secom-Itajubá