Na próxima quarta-feira, 1 de abril, a Escola do Legislativo Eraídes Rabelo realizará a cerimônia de lançamento do Parlamento Jovem 2015 em Itajubá. O evento acontecerá no plenário da Câmara Municipal, às 14h. O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política destinado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.
O projeto existe desde 2004 e é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), e a PUC Minas, por meio do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e da Pró-reitoria de Extensão (Proex). Em Itajubá o projeto será coordenado pela Escola do Legislativo Professora Eraídes Rabelo, da Câmara Municipal.
A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação. Para 2015 o tema escolhido foi Segurança Pública e Direitos Humanos.
Dentre os objetivos do projeto podemos citar o estímulo à formação política e cidadã de estudantes, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento; e propiciar um espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.
O projeto é realizado em três etapas: municipal, regional e estadual. Na etapa municipal, os estudantes contarão com o auxílio de monitores da Escola do Legislativo para estudarem o tema do projeto, debaterem, elaborarem e votarem proposições de ação. As propostas finalizadas seguirão para a plenária regional, que será realizada no mês de agosto, na cidade de Pouso Alegre. E, por fim, as propostas aprovadas na plenária regional seguirão para a plenária estadual, que será realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no início do mês de outubro, na cidade de Belo Horizonte.
Alunos das escolas estaduais Major João Pereira, Wenceslau Braz, Carneiro Júnior, João XXIII e dos colégios Sagrado Coração de Jesus e XIX de Março representarão o município de Itajubá no Parlamento Jovem 2015. A colaboração dos diretores, supervisores e professores das escolas e colégios que aderiram ao projeto e o interesse dos jovens itajubenses em participar do Parlamento Jovem demonstram o fortalecimento da participação popular em nosso município.
Fonte: Câmara Municipal de Itajubá