Prêmio nacional é realizado pelo Instituto Faça Parte
Duas unidades da rede municipal de Educação foram reconhecidas com o Selo Escola Solidária, do Instituto Faça Parte, edição 2011. As escolas municipais Francisco Florêncio da Silva, do bairro Juru, e Antônio Salomon, Cruzeiro, foram reconhecidas por terem papel que incentiva a cidadania às comunidades às quais estão inseridas, promoção ao voluntariado, entre outros, pontos que são o objetivo do Selo. Criado em 2003, o Selo é realizado pelo Instituto Faça Parte, em parceria com MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unesco, OEI e Unicef e acontece a cada dois anos. O Selo Escola Solidária já reconheceu 23.688 escolas de educação básica, públicas e particulares, em todos os Estados brasileiros.
Em Minas Gerais, são 265 escolas contempladas com o Selo, sendo 176 da rede pública de educação. De acordo com o prefeito de Itajubá, Dr. Jorge Renó Mouallem, o fato de duas escolas itajubenses terem sido contempladas comprova a excelência do ensino oferecido no município. “Oferecer educação de qualidade é uma obrigação; mas excelência é o que temos buscado e este selo veio comprovar que estamos no caminho certo, que nossos educadores são 100% dedicados e exercem esta profissão com amor, porque buscam formar nossas crianças integralmente, com cidadania, valores, respeito ao próximo, e não estão limitados a ensinar apenas os conteúdos obrigatórios”, disse.
Francisco Florêncio
A escola Francisco Florêncio da Silva, do bairro Juru, recebeu o Selo por meio do incentivo à integração entre campo e cidade, escola e família empreendendo para um futuro melhor, que é voltada para as áreas de português e artes. O projeto, realizado por toda comunidade escolar, nasceu após uma capacitação sobre empreendedorismo passada aos professores, que os inspirou a abordarem assuntos ligados à responsabilidade social, como a geração de renda sem a destruição ambiental.
Por meio de uma feira literária, toda comunidade foi inserida no projeto.
Antônio Salomon
Portas abertas na Escola Municipal Antônio Salomon durante o período de férias, para evitar que as crianças ficassem nas ruas, expostas a riscos sociais, este foi o projeto que mereceu o Selo Escola Solidária na unidade do bairro Cruzeiro. Passeios, atividades como pintura, dança, contação de história, aulas de violão, xadrez desenho e muitas brincadeiras foram algumas adas atrações oferecidas para os estudantes no período de recesso. O projeto contou ainda com a ação voluntária de pais de alunos e moradores da comunidade.
Fonte: Secom Itajubá