Comemora-se no dia 4 de novembro o dia da fundação da União dos Escoteiros do Brasil. Tamanha é a importância desse acontecimento para o país que a data é conhecida como dia do Escotismo no Brasil.
A União dos Escoteiros do Brasil, UEB, é uma sociedade civil de âmbito nacional, de direito privado e sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, reconhecida de utilidade pública, que congrega os Grupos de Escoteiros no Brasil. Hoje existem mais de 84.000 escoteiros filiados à União dos Escoteiros do Brasil.
Segundo o Chefe Michel Dias Rosa, o escotismo nasceu na Inglaterra, em 1907. Naquela ocasião, muito Oficiais e Praças da Marinha Brasileira estavam na Inglaterra e vários se impressionaram com esse novo método de educação complementar que Baden Powell havia idealizado. Entre eles estava o Suboficial Amélio Azevedo Marques que ingressou seu filho, Aurélio, em um Grupo Escoteiro local sendo assim o primeiro escoteiro brasileiro.
O escotismo foi introduzido no Brasil em 1910, por intermédio desses marinheiros e oficiais de nossa Marinha, que trouxeram consigo uniformes escoteiros e o interesse de semear o movimento escoteiro no país. O Movimento Escoteiro no Brasil, porém, só veio a ganhar amplitude nacional com a fundação, em 1924 da União dos Escoteiros do Brasil. A UEB foi criada por iniciativa da Confederação dos Escoteiros do Mar, Associação de Escoteiros Católicos, Federação do Escoteiros do Brasil e Federação dos Escoteiros Fluminenses. Seu trabalho era de unificar os grupos e núcleos escoteiros dispersos no país.
O escotismo se diferencia dos métodos de educação tradicionais por não impor o aprendizado, mas promover o crescimento individual de cada integrante. A vida no escotismo começa aos 6 anos e vai até cerca de 20 anos, passando por diferentes níveis (Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro), sendo que durante esse desenvolvimento é exigida a participação dos pais como testemunhas do movimento e para congregação dos valores passados.
O Grupo Escoteiro Itajubá se reúne todo sábado no Horto Florestal ou no 56º BPM, sendo que as reuniões acontecem das 14h às 17h. Para mais informações basta se dirigir a alguma reunião e conversar com os chefes.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM