O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o Incra, está atendendo em uma nova sala, localizada no Terminal Rodoviário. A mudança do escritório, que antes funcionava no Centro Administrativo, junto à Secretaria Municipal de Agricultura, foi feita para facilitar o acesso dos moradores e produtores rurais aos serviços oferecidos pelo Instituto.
O Incra é um instituto federal que tem como missão implementar a política de reforma agrária e realizar os ordenamentos fundiários nacionais, contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável. A Prefeitura de Itajubá, através de um convênio, oferece a estrutura e um funcionário público para que os acessos aos serviços do sejam realizados no município. Entre os serviços oferecidos está a emissão de Certificação Cadastro de Imóvel Rural, orientação sobre aposentadoria rural, descaracterização de imóveis rurais e orientações de serviços online.
A responsável pelo Incra Itajubá é Débora Luciane Ribeiro, que atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h e das 13 às 17h. Mais informações pelo telefone (35) 3621-2270.
CCIR pela internet
O escritório do Incra está disponível para atender toda a população, mas quem precisa apenas do CCIR, ou Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais, pode emiti-lo, sem sair de casa, pela internet. O documento é indispensável para quem possui um imóvel rural, e sem ele o proprietário não consegue desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda o imóvel, ou ainda registrar a propriedade em cartório, ter acesso a financiamentos e créditos rurais, aposentadoria rural, entre outros.
O CCIR é emitido anualmente, pelo site do Incra: www.incra.gov.br. Até então, o documento valia por três anos, em média, e era enviado para o endereço dos proprietários dos imóveis. O novo documento terá um código de autenticação de fácil consulta pelo Portal do Incra e evitará ações fraudulentas que lesavam detentores de imóveis rurais.
Para mais informações, ligue 3621.2270 ou acesse o site www.incra.gov.br.
Fonte: Secom Itajubá