logologologologo
  • Agenda Agenda
  • Artigos Artigos
  • Painel de Empregos Painel de empregos
  • Telefones Úteis telefone Úteis
  • Podcast Vídeos
  • Busca Busca
  • Nosso Site
    • Quem somos
    • Conexão na Panorama
    • Mural de recados
    • Fale conosco
  • A Cidade
    • História
    • Dados demográficos
    • Fotos
    • Vale a pena visitar
  • Oportunidades
    • Outras ofertas
    • Envie sua oferta
  • Parceiros
    • B2ML Sistemas
    • Reclamações Procon
  • Home
  • Artigos Minuto Escoteiro
  • Especialidades: o que o jovem sabe fazer

Especialidades: o que o jovem sabe fazer

Publicado por Fernando A. L. Camargo em 30/08/2014
O propósito do Escotismo é contribuir para que o jovem seja agente de seu próprio desenvolvimento, por meio de atividades atraentes, progressivas e variadas, vivendo em equipe e desenvolvendo seu potencial de acordo com suas características pessoais.

Durante a preparação do livroEscotismo para rapazese do acampamento experimental de Brownsea, chamou a atenção do Fundador Baden-Powell a possibilidade de o jovem aprender e demonstrar sua proficiência em assuntos que poderiam vir a ser sua profissão ou, pelo menos, dar-lhe instrumentos para resolver problemas com mais facilidade. E como “não basta saber, é preciso que os outros saibam que você sabe”, convinha existir alguma espécie de insígnia que indicasse essa proficiência. Assim, surgiu o sistema de Especialidades.

As especialidades referem-se aos mais variados campos do conhecimento: cultura, habilidades manuais, higiene e saúde, técnicas marinheiras ou aéreas, biologia, alimentação, idiomas… O ponto inicial é o interesse do jovem naquele campo de conhecimento. A partir daí, ele cumprirá alguns desafios que dependerão de seu empenho em estudar, em tornar-se destro em certas práticas, em trazer o conhecimento para a realidade e, atendendo aos padrões estipulados, poderá ostentar no uniforme o distintivo correspondente àquela qualificação.

O sistema de especialidades é uma forma de estimular o jovem ao aprimoramento, mostrando-lhe que algo de que ele gosta pode ser valorizado; o que ele sabe fazer pode ser útil desde o provimento do seu conforto no campo ou em casa, até o seu ganha-pão, ou mesmo, numa condição extrema, o salvamento de vidas.

A conquista de especialidades pode ser um fator de identidade grupal: uma equipe (Patrulha) na qual todos os membros se qualificam, por exemplo, na especialidade de Radioamadorismo passa a ter mais um elemento comum, que contribui para a coesão do grupo, além de dar-lhes a prontidão para prestar serviço ao próximo quando essa habilitação se faça necessária.

O sistema de especialidades no Escotismo possibilita ao jovem mostrar sua proficiência em algo que gosta de fazer.Hobbyou profissão, faz manifestar a capacidade para “dar um jeito” em problemas, sejam diretamente ligados àquele saber, seja aproveitando-o como metáfora para responder criativamente aos desafios da vida.

Compartilhar

Artigos Relacionados

27/01/2015

O movimento escoteiro nas guerras mundiais


Leia mais
23/01/2015

O escotismo e as canções


Leia mais
10/03/2014

O livro da Jângal e os jovens


Leia mais

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

Conexão Itajubá

  • Quem somos
  • Agenda
  • Painel de empregos
  • Telefones úteis
  • Contribua com conteúdo
  • Fale conosco
  • Conexão Itajubá
  • Quem somos
  • Notícias
  • Agenda
  • Artigos
  • Painel de empregos
  • Telefones úteis
  • Anuncie
  • Assine o newsletter
  • Contribua com conteúdo
  • Fale conosco
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • instagram
© 2019 CONEXÃO ITAJUBÁ - Site desenvolvido por B2ML Sistemas
  • Agenda
  • Artigos
  • Painel de Empregos
  • Telefones Úteis