Todos os dias, ao abrir a caixa postal do computador todos nós deparamos com uma série de e-mails não desejados. Produtos sendo vendidos, orações, correntes e uma série de outras mensagens que consomem tempo para serem deletadas e irritam o internauta. É o chamado spam, envio de mensagem não solicitada e que vem se tornando cada vez mais um problema, especialmente para as pessoas que não têm tempo a perder e fazem uso profissional do e-mail.
“Os provedores como Gmail, Yahoo e Hotmail, a cada dia que passa aprimoram ainda mais seus filtros anti-spam com o intuito de melhorar a experiência dos usuários”, disse Michel Araújo, CTO (Chief Technology Officer) da Allin, uma empresa de tecnologia da comunicação especializada em performance, que tem entre os clientes a Sack’s, Ponto Frio, Zap, Buscapé, Extra, RicardoEletro, eFacil. O que falta, segundo o executivo, é mostrar aos internautas o que eles podem e devem fazer para reduzir a prática do spam.
Araújo explica que quando um usuário recebe um e-mail marketing na caixa de entrada e clica no botão “Reportar SPAM”, ele não está apenas movendo o e-mail de uma pasta para outra, mas sim gerando uma informação de enorme importância para o provedor. Com este movimento, o provedor fica sabendo que ele recebeu um e-mail não requisitado e que aquele remetente enviou um spam. Os dados são computados pelo servidor.
“Uma mensagem também é enviada quando um usuário recebe um e-mail marketing requisitado por ele na caixa de spam e o mesmo a move para a caixa de entrada, informando que aquele e-mail não é um spam”, disse Araújo. Ou seja, o provedor consegue acompanhar o destino dado pelos usuários a cada e-mail recebido e assim obter informações sobre os remetentes, classificando-os como eticamente corretos, ou seja, só enviam mensagens pedidas pelos usuários ou spammers.
Os provedores também avaliam hoje o engajamento do usuário no e-mail marketing, ou seja, o volume de pessoas que clica nos e-mails recebidos, o que atestaria o interesse ou não.
O que falta é informação. “Hoje no Brasil muitos usuários desconhecem da importância deste dispositivo, e às vezes movem um e-mail que ele pediu para receber para a caixa de spam, apenas com objetivo de esvaziar a caixa de entrada”, esclarece Araújo.
Com base nisso, Araújo define algumas normas de etiqueta em relação ao e-mail marketing:
> cadastre-se para receber apenas os e-mails marketing do seu interesse;
> fique atento nas compras e cadastramentos em sites para verificar se o item “quero receber notícias e promoções” não está previamente assinalado;
> reporte spam de tudo que receber sem ter solicitado;
> direcione para o lixo eletrônico apenas aquilo que for e-mail não solicitado, os solicitados, quando não quiser mais receber, descadastre.
Fonte: ABN News