PARTE 1:
Certa manhã, na redação da extinta Revista Manchete, o fundador Adolfo Bloch estava com sua equipe de fotógrafos olhando algumas imagens premiadas pelo mundo. Um dos profissionais comentou:
– Mas, também, o senhor tem que ver o equipamento deles! Só usam máquinas fotográficas de última geração – top de linha!
Bloch, então, respondeu:
– Ah, é? Você acha que a foto está boa por causa do equipamento?
E, tirando do bolso sua caneta Montblanc de ouro, disse:
– Toma,espero que você possaagora escrever um best-seller sem a ajuda de ninguém!
PARTE 2:
Em forma de poema, do Papa João Paulo II:
“Espero que você possaaceitar as coisas como elas são, sem pensar que tudo conspira contra você, porque parte de nós é entendimento, mas a outra parte é aprendizado.
Que você possa ter força para vencer todos os seus medos e que, no final, possa alcançar todos os seus objetivos, porque parte de nós é cansaço, mas a outra parte é vontade.
Que tudo aquilo que você vê e escuta possa lhe trazer conhecimento, que essa escola possa ser longa e feliz, porque parte de nós é o que vivemos, mas a outra parte é o que esperamos.
Que você possa aprender a perder sem se sentir derrotado, que isso possa fazer você cada vez mais guerreiro, porque parte de nós é o que temos, mas a outra parte é sonho.
Que durante a sua vida você possa construir sentimentos verdadeiros, que você possa aceitar que só quem soube da sombra pode saber da luz, porque parte de nós é angústia, mas a outra parte é conforto.
Espero que você possanunca deixar de acreditar, que nunca perca sua fé, porque parte de Deus é amor, e a outra parte também.”
PARTE 3:
Algumas mulheres muito bem vestidas almoçavam num bonito restaurante. Uma amiga dirigiu-se à mesa para cumprimentá-las e perguntou:
– É um almoço especial?
Uma delas respondeu:
– Estamos festejando o aniversário do meu bebê que hoje completa 2 aninhos.
– Mas, onde está ele? – questionou a amiga.
– Deixei-o na casa da minha mãe. Ela cuidará dele até a festa acabar. Não poderíamos nos divertir se ele estivesse por perto.
A amiga, indignada, falou:
–Espero que você possaaprender com o erro que está cometendo hoje e não deixar Jesus de fora da nossa festa de Natal, quando estaremos comemorando o aniversário do nosso Senhor.
PARTE 4:
O psiquiatra Roberto Shinyashiki escreveu:
“São quatro as loucuras da sociedade. A primeira é instituir que todos têm de ter sucesso, como se ele não tivesse significados individuais. A segunda loucura é você ter de estar feliz todos os dias. A terceira é você ter que comprar tudo o que puder. Por fim, a quarta loucura: você tem de fazer as coisas do jeito certo. Jeito certo não existe!
Não há um caminho único para se fazer as coisas. As metas são interessantes para o sucesso, mas não para a felicidade. Felicidade não é uma meta, mas um estado de espírito. Tem gente que diz que não será feliz enquanto não casar, enquanto outros se dizem infelizes justamente por causa do casamento. Você pode ser feliz tomando sorvete, ficando em casa com a família ou amigos verdadeiros, levando os filhos para brincar ou indo à praia ou ao cinema.
Quando era recém-formado em São Paulo, trabalhei em um hospital de pacientes terminais. Todos os dias morriam nove ou dez pessoas. Eu sempre procurei conversar com eles na hora da morte. A maior parte pega o médico pela camisa e diz: ‘Doutor, não me deixe morrer. Eu me sacrifiquei a vida inteira, agora eu quero aproveitá-la e ser feliz’.
Eu sentia uma dor enorme por não poder fazer nada. Ali aprendi que a felicidade é feita de coisas pequenas. Ninguém na hora da morte diz se arrepender por não ter aplicado o dinheiro em imóveis ou ações, mas sim de ter esperado muito tempo ou perdido várias oportunidades para aproveitar a vida.
Espero que você possaentender que ter problemas na vida é inevitável, mas ser derrotado por eles é opcional.”
PARTE 5:
Juntando as partes anteriores, concluirei em poucas palavras, porque acredito que algumas mensagens do texto já tenham ficado claras. Então, resta dizer apenas queespero que você possase aproximar de Deus a cada dia e não se entregar totalmente às coisas do mundo. Parte de você é pecado, mas a outra parte é amor. Somente uma das partes pode levá-lo ao Céu. Pense nisso!