A Esquadrilha Pégasus do Comando de Aviação do Estado (COMAVE), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), foi empenhada, nos últimos dias, para atuar em diversas ocorrências no estado.
A título de exemplo, na quinta-feira (09), em Poços de Caldas, no Sul de Minas, o helicóptero Pégasus foi empenhado em apoio aos militares do 29º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e das equipes da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), na captura de um foragido, que possuía Mandado de Busca e Apreensão. O indivíduo, suspeito de furto, havia se escondido em uma mata.
Ainda no Sul de Minas, na cidade de Andradas, na sexta-feira (10), a aeronave atuou, em apoio ao Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG), no resgate de um homem que caiu durante um voo de paraglider, na região do Pico do Gavião. Segundo informações, a vítima estaria com lesão na coluna, o que fez com que os militares e o helicóptero fossem preparados para o transporte e salvamento da vítima, porém, ao pousarem no local, foi constatado o óbito. Dessa forma, o corpo foi içado pelo Pégasus até um ponto de apoio do Pico.
No mesmo dia, em Uberlândia, o helicóptero foi acionado, em apoio ao Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv), numa ocorrência de cerco e bloqueio a um veículo que deslocava-se sentido Ituiutaba, com placa clonada, sendo produto de roubo realizado na cidade de Taboão da Serra/São Paulo. Após ser avistado pelos militares, na BR 365, na altura do KM 735, o motorista iniciou fuga por uma estrada vicinal. Em sobrevoo à região, o carro foi visualizado, pela tripulação do Pégasus, numa plantação de cana. Os cinco ocupantes do veículo foram presos e encaminhados à Delegacia de Ituiutaba e o veículo foi apreendido.
A pronta resposta às ocorrências deve-se ao conceito multimissão em que é empregada, e à capilaridade da PMMG que possui sua frota de aeronaves distribuídas estrategicamente em seis macrorregiões no estado.
Autor: Mara Rubia Pereira/PMMG