Todas as vezes que falamos sobre os problemas que afligem a sociedade, entre os mais comuns; a falta de segurança , as drogas que chegam cada vez mais cedo na vida dos nossos jovens, a escola é citada como a instituição responsável por estes problemas e como o caminho para a solução dos mesmos.
Sim a escola é o lugar onde os jovens se encontram diariamente e passam o maior tempo do seu dia. E muitas vezes são os professores quem mais conversam com eles.
São no mínimo 4 horas de convivência diária, tempo superior do que a maioria dos pais tiram para conversar com seus filhos.
Daí a necessidade da escola ser um local , onde se respira educação, desde a entrada até a sala de aula, com funcionários preparados para receber e atender bem todas as pessoas, professores atualizados e dispostos a dialogar com os jovens, uma direção dinâmica e democrática.
Independente da rede , privada ou pública, todos os profissionais envolvidos na educação, estão sempre a procura da melhoria e do bom atendimento.
Muito nos preocupa a participação dos pais neste cenário, pois a medida que os filhos vão crescendo a presença deles na escola é cada vez mais difícil.
Todos os dias de manhã, observo os pais levarem seus filhos até a escola, na maioria das vezes os filhos pequenos. Todo cuidado com a sua segurança, de mãos dadas vão até a escola, na porta geralmente um beijo , um sorriso e voltam orgulhosos , pois tão pequenos já freqüentam a escola e como são inteligentes e espertos.
Nas festas promovidas pelas escolas, que orgulho, os olhos brilham ao ver o filho se apresentando e naquele momento não existe nada mais lindo do que aquela cena.
Os anos passam, as festas vão sumindo, dar as mãos já é um mico, e o tempo para ir até a escola já não existe.
E o jovem começa a caminhar sozinho, pois a adolescência é muito chata e o convívio difícil, então é melhor assistir televisão e não olhar o caderno do filho, pois não sei nada daquelas matérias, o caminho para escola mudou e ficou mais longe , mas ele já é grande e já sabe se defender (será?).
Se nós pais, que temos 1 ou 2 filhos, não conseguimos estabelecer uma conversa diária com nossos filhos como a escola pode sozinha cuidar de 1000 ou mais jovens todos os dias?
Como saber que o jovem está fazendo a melhor escolha, se as companhias são as mais adequadas e as festas que freqüentam são o melhor ambiente.
É importante quando são pequenos os nossos cuidados , mas quando começam a crescer é a nossa participação na vida deles que vai determinar suas escolhas. A escola assim como a igreja vai reforçar os valores familiares e vai influenciá-los de forma positiva, mas ninguém é mais importante no cenário da vida do que os pais .