O Movimento Minas, projeto de inovação aberta, vai realizar o 1º Hackathon do Governo de Minas, evento em formato de maratona que reúne profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares e outras invenções. O evento pretende trabalhar com dados públicos, desenvolvendo visualização e serviços aos cidadãos. E, para melhor adequar a maratona às expectativas dos participantes, o Estado lançou uma pesquisa online para colher opiniões de programadores, designers, comunicólogos, economistas e outros profissionais e estudantes interessados em cultura hacker e inovação colaborativa. Com seis perguntas, a pesquisa, que vai contribuir para o planejamento do evento, está disponívelneste linkaté o dia 30 de agosto.
O Hackathon – junção de “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona) – é um esforço concentrado de programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares e outras invenções em um evento com formato de maratona. Os objetivos são desenvolver aplicativos, sites, hardwares, entre outras ideias, que atendam a um fim específico, ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis.
Nesses eventos, os participantes têm a oportunidade de concorrer a prêmios, conhecer outros profissionais da área, fazer networking e participar de um projeto colaborativo em um ambiente específico de programação.
O Movimento Minas é um projeto criado em 2011 que busca engajar cidadãos e organizações no desenho colaborativo de soluções para desafios coletivos no estado de Minas Gerais. Usando uma plataforma virtual e encontros presenciais, o Movimento objetiva aumentar a interação entre Estado e sociedade, baseado em desafios abertos.
Fonte: Agência Minas