Uma equipe de pesquisadores, composta por acadêmicos da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt), orientados pelas professoras Mariléia Andrade e Raquel Lemes, realizou uma pesquisa que consiste na avaliação do ambiente cemiterial, no que se refere aos riscos de contaminação por agentes nocivos a que o visitante está sujeito.
Após a realização dos estudos já publicados: “O Cemitério e a Cidade”; “Estudo Epidemiológico Descritivo do Impacto de Necrópoles na Saúde de uma População Urbe”; “Avaliação da Microbiota Fungica em Superfície Tumular para Prevenção de Morbidades”; “Detecção, Isolamento e Caracterização de Bactérias Gram Negativas em Superfície Sepulcral” a equipe, composta por Mayra Lopes de A. Reis, João Antônio C. Daher e Paula Barbosa P. da Silva, elaborou uma lista de recomendações para a realização de uma visita segura ao cemitério:
1. Utilizar sapatos fechados para evitar onicomicoses.
2. Evitar contato direto das mãos em túmulos com sepultamento recente.
3. Lavar as mãos após tocar nos túmulos ao trocar flores e acender velas, por exemplo.
4. Evitar sentar em partes do túmulo e recostar em sua superfície.
5. Não consumir alimento no local.
6. Lavar as roupas após a visita antes de utilizá-las novamente.
7. Evitar levar crianças na visita.
8. Olhar o local onde pisa e encosta para evitar ataque de insetos.
9. Ficar atento ao local onde coloca os pertences, pois podem ocorrer furtos.
10. Usar protetor solar.
Na oportunidade, Mayra ressaltou a importância de medidas simples para a manutenção da saúde. “A população tem a tradição de realizar visitas aos cemitérios, especialmente no Dia de Finados, e a intenção do estudo foi mostrar às pessoas os riscos que existem, mas que podem ser controlados com as recomendações sugeridas”, reforçou.
Mais dicas e recomendações acerca de conservação e restauro tumular acesse:
http://mayralopes.blogspot.com/2010/10/workshop-de-conservacao-e-restauro.html
Fonte: FMIt