Composta por nove estudantes de escolas da rede estadual de ensino, a equipe Blecaute Uai está entre as classificadas para o Torneio Nacional de Robótica, marcado para acontecer em março de 2012, em São Paulo. Entre as atividades que a equipe terá de desenvolver durante a competição está uma pesquisa sobre o tema Fator Comida, além de atividades e missões com um robô. Os estudantes conquistaram a vaga na etapa nacional, no último final de semana, quando participaram do Torneio Mineiro de Robótica, que aconteceu em Itajubá.
Na etapa estadual, o tema proposto foi Corpo Humano e os estudantes desenvolveram uma pesquisa inovadora, segundo explicou a mentora da equipe, Deise Maria Pizarro Ramos. “O título do trabalho foi ‘Queda dos idosos e a tecnologia da inovação’. Nesse trabalho, a ideia era construir uma pulseira programada com um sensor e um localizador de GPS. O acessório deveria ficar no braço do idoso para que, quando ele caísse, fosse enviado um sinal ao sistema de localização do idoso e uma pessoa seria enviada para dar assistência a ele”.
Os estudantes tiveram ainda que desenvolver atividades em equipe, que foram avaliadas pelos juízes da competição. Já o robô construído pela Blecaute Uai teve de realizar tarefas estabelecidas pelos juízes. “Nós tivemos, por exemplo, que corrigir um osso fraturado e colocar gesso e, ainda, levar um marcapasso ao coração”, explica o integrante da equipe Thiago Antonio Lopes da Silva. Ele é aluno do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Itajubá.
Para o estudante, a competição serviu para relembrar todos os conteúdos ministrados na sala de aula. “Para a pesquisa, tivemos de utilizar o que aprendemos em língua portuguesa e em ciências, por exemplo. Já a matemática foi utilizada para programar o robô”, explica Thiago.
Agora, a equipe já se prepara para a etapa nacional. “Vamos ter de começar do zero e desenvolver a pesquisa para o próximo ano, que tem como tema o Fator Comida. A nossa mentora já falou que vamos marcar uma reunião para começar a organizar tudo para a etapa nacional”, conclui Thiago.
A equipe Blecaute Uai é composta por alunos da Escola Estadual Professor Arcádio Nascimento Mouro, em Pedralva; Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Itajubá; Escola Estadual Comendador Mário Goulart Santiago, em Pedralva; Escola Estadual Silvério Sanches, em Itajubá; Escola Estadual Maria Lina de Jesus, em São José do Alegre; e da Escola Estadual Major Lisboa da Cunha, em Wenceslau Braz. Todas as escolas pertencem à Superintendência Regional de Ensino de Itajubá.
Fonte: Agência Minas