O sistema imunológico é um conjunto de células, secreções, tecidos e órgãos que tem por função garantir a proteção do indivíduo contra os chamados antígenos, que pode ser qualquer partícula, qualquer elemento, que possa causar dano à saúde. A febre, por exemplo, é um dos mecanismos do sistema imunológico.
Segundo o especialista em imunologia e genética, professor Gustavo Tomazine, da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz – EEWB, o estresse, associado a outros fatores, é um fator crítico para o sistema imunológico. A razão disso é o desequilíbrio causado no corpo pela alteração na produção de hormônios. “O sistema imunológico é muito exigente e reage à falta de qualquer nutriente”, comenta.
Alterações na temperatura e umidade ambientes também afetam o sistema imunológico e facilitam o surgimento de doenças. O frio exige mais do corpo para manutenção da temperatura e o tempo seco atinge diretamente as mucosas, responsáveis por manter os antígenos do lado de fora. O ideal nessa situação em que o tempo muda tão rápido e tão drasticamente é evitar aglomerações de pessoas.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM