Nesta terça-feira (24), o ex-presidente executivo do Google deve prestar depoimento no julgamento do processo aberto pela Oracle, que envolve a tecnologia de smartphones, informou a Reuters Brasil.
A ação movida pela Oracle diz respeito à violação dos direitos autorais e das patentes da linguagem de programação Java do sistema Android. O gigante das buscas negou que tenha violado as patentes, afirmando que a Oracle não pode exigir direitos autorais de determinadas características do Java, já que ele é um software de “fonte aberta”.
No julgamento, Schmidt deve falar sobre as negociações feitas com a Sun e a Oracle em relação à linguagem Java. Além disso, o ex-presidente executivo do Google também deve depor sobre seu conhecimento das práticas de licenciamento adotadas pela Sun para o Java enquanto esteve na companhia.
Schmidt foi presidente-executivo do Google durante dez anos. No ano passado, tornou-se presidente do conselho da empresa. Foi vice-presidente de tecnologia na Sun Microsystems, responsável pela criação da linguagem Java, comprada pela Oracle em 2010.
Fonte: Portal IMPRENSA