O Conexão Itajubá esteve na sede da defensoria Pública de Itajubá para conversar com o Dr. Felipe Augusto Cardoso Soledade, Presidente da Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais e Diretor da Associação Nacional de Defensores Públicos.
Dr. Felipe explicou que a Associação dos defensores reúne os profissionais para lutar pelo fortalecimento da defensoria pública no Brasil e pelo direito de defesa das pessoas carentes, em todos os graus. A defensoria pública de Minas Gerais é a segunda mais antiga do Brasil, no entanto ainda há muito por se fazer para aprimorar.
Há uma carência por mais defensores no Estado, sendo assim, o governo e o cidadão devem olhar de maneira mais atenta para essa demanda.
Como Minas Gerais é um estado grande, os problemas são bastante heterogêneos, variando de uma área para outra. Por isso a Associação dos defensores conta muito com o apoio das lideranças regionais.
O presidente salienta que a defensoria pública de Itajubá é destaque em todo país, servindo como referência de modelo de excelência para todos. Ele aproveita para manifestar seu orgulho mediante ao trabalho dos defensores de Itajubá.
Em geral, a defensoria mineira carece de uma estrutura adequada para poder oferecer o atendimento que o cidadão precisa e merece.
Um fato importante que foi mencionado na entrevista foi que a estrutura da promotoria pública é muito melhor que a estrutura oferecida aos defensores. Dr. Felipe justifica este acontecimento devido ao motivo de que o Ministério Público existe há muito mais tempo e por isso já estruturando com muito mais antecedência. Outra explicação é porque o cidadão permite; ou seja, o cidadão tem o direito de escolher seus representantes nas urnas; e são estes representantes que definem as prioridades do povo.
O defensor diz que de 5 anos para cá o cenário tem mudado bastante e os investimentos e a valorização da defensoria pública está acontecendo de modo positivo.
O Defensor Público é um profissional que busca aperfeiçoamento e conhecimento. Este profissional tem uma satisfação pessoal e profissional, além do mais, há vagas para defensores públicos em todo o país. Aos estudantes de direito, a defensoria pública torna-se uma excelente oportunidade.
Assista ao vídeo com a entrevista completa
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM