Por Adèle Magalhães
Todos os dias, ao se ver algum noticiário, ler um jornal ou ouvir ao rádio, podemos descobrir ou até relembrar quanto há pessoas no mundo que passam necessidades. Já se perdeu a conta de quantas pessoas sofrem pela escassez de comida em alguns lugares, ou por não ter com o que se agasalhar no inverno, além das inúmeras doenças que deixam de ser tratadas por falta de dinheiro e muitos outros problemas. E para tentar diminuir esse número, que se foram criando entidades que ajudam quem necessita.
A criação dessas entidades veio de pessoas que perceberam como poderiam ajudar os outros, apenas para que vivêssemos em um mundo melhor e mais justo, e a cada dia esse número cresce e notamos como mais voluntários estão conseguindo ajudar os necessitados.
No mundo atual, além da força do voluntário ter crescido muito, empresas procuram funcionários que dediquem parte de seu tempo nisso. Em entrevistas de emprego, uma das perguntas que fazem é a respeito de suas possíveis ações voluntárias ou se pratica alguma com determinada freqüência. Graças às campanhas internacionalmente famosas, e o foco dado na imprensa da importância da ajuda de cada um, existe uma quantidade enorme de pessoas que estão envolvidas nesses trabalhos sociais.
Ademais, novos projetos estão sendo criados para fortalecer as ONGs já existentes e aumentar o número de beneficiados. Por exemplo, a semana global do Empreendedorismo estará mobilizando centenas de alunos que terão como objetivo planejar e realizar ações que agreguem valor para a sociedade durante essa semana. A premiação será de R$10.000,00 sendo metade para a entidade que receber a ajuda e o resto para os membros do grupo vencedor.
Uma pesquisa feita pelo Brasil revelou que 54% dos jovens no Brasil querem ser voluntários, mas não sabem como. Isso acontece, pois a divulgação da importância é adequada, porém sem maiores especificações. Mas isso não é um problema mais. Com o crescimento notório de entidades pelo Brasil, só é necessário escolher a que mais lhe agrada e iniciar o trabalho. Através do sitehttp://www.portaldovoluntario.org.bré possível ler mais a respeito do que um voluntário faz, além de escolher uma das muitas oportunidades divulgadas lá.
Faça diferença você também!