Hoje, dia 9 de setembro, é comemorado do Brasil o Dia do Administrador, uma profissão que cada vez mais ganha reconhecimento. Para o diretor do Instituto de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da FACESM, professor Ronaldo Abranches, esse reconhecimento vem até tardio e um dos motivos da crise que o país enfrenta é justamente a falta de administradores exercendo o seu papel tanto no poder público, quanto nas organizações privadas.
O Brasil vive principalmente uma crise na gestão, seja ela pública ou privada, e isso fica evidente quando se observa o nível de competitividade, qualidade e produtividade das empresas ou os serviços públicos oferecidos à população frente a alta taxa de impostos que é paga.
O administrador é por natureza e excelência um gerador de resultados, que busca a produtividade e melhor aproveitamento dos recursos escassos. Na FACESM são 50 anos de história, formando sempre os profissionais mais capacitados e prontos para o mercado de trabalho. Há motivos para comemorar! O reconhecimento e valorização do profissional, unidos à melhoria e crescimento dos cursos de formação, são pontos muito importantes para o país.
Hoje existem no Brasil cerca de 1.800 cursos, mas a história da formação é realmente jovem no Brasil, começando por volta de 1950, com a Fundação Getúlio Vargas e depois se espalhando no país. O tempo mostrou a importância desses profissionais, muitas das empresas que existiam e que tinham a característica familiar quebraram por não conseguirem acompanhar o mercado.
A comemoração na FACESM nesta terça-feira (8) com a palestra Empreendedorismo e Inovação do professor Dr. Edimilson Lima e hoje será ministrada a palestra Coaching para Profissionais de Administração, pelo professor Teodoro Malta.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM