A FACESM está realizando nesta semana o 10º Seminário de Criatividade e Inovação. O seminário começou nesta segunda-feira e segue até sexta, dia 24. Na abertura do evento a instituição, em parceria com o SEBRAE, trouxe a palestra do ator Gustavo Becker que trouxe o tema de maneira descontraída e interessante no chamado Teatro Empresarial, seguimento desenvolvido pelo ator e que é voltado a empresários.
A criatividade e a inovação tem relação direta com o empreendedorismo e o sucesso no mercado de trabalho. Pensando nisso a programação do seminário traz desde palestras a teatros e oficinas, para levar conhecimento e criar base para criatividade através das ferramentas oferecidas.
A instituição tem realizado uma gincana onde os alunos devem resolver diversos problemas usando a criatividade e, durante as palestras existem provas surpresas, além das situações de teatro que auxiliam na fixação do que está sendo aplicado. Também jovens empreendedores foram convidados a compartilhar suas experiências no evento.
Diretor do Instituto de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Inppex) da FACESM, Professor Ronaldo Abranches explica que a criatividade normalmente diminui conforme a pessoa envelhece e isso se deve aos paradigmas que a sociedade impõe e à rotina que não estimula a criatividade. É preciso quebrar os paradigmas para manter a criatividade e continuar evoluindo, ou mesmo se manter no mercado.
É importante perceber que a criatividade é relevante em todas as áreas, não apenas no produto ou serviço. Mesmo a relação do cliente e o mercado pode ser mudada de maneira criativa, assim como a gestão que precisa ser constantemente alimentada com inovação.
A FACESM se preocupa em promover tais instrumentos como o Seminário de Criatividade e Inovação porque existe a convicção de que isso gera um diferencial para toda a carreira daquele aluno, daquele individuo, explica Ronaldo Abranches. A programação e mais informações do evento podem ser encontradas no sitewww.facesm.br.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM