O Hidrogel é uma poliamida sintética usada para preenchimentos. É um produto autorizado pela Anvisa indicado para preenchimento de pequenas deformidades, como rugas ou contornos, e assim como outras substâncias de preenchimento definitivas, ele possui limites sobre o quão ele é biologicamente compatível com o ser humano.
O caso da apresentadora Andressa Urach fez com que o assunto viesse à tona e tomasse as redes sociais. Ela foi internada com uma infecção na coxa esquerda que teve origem em uma aplicação de hidrogel. Em outubro, uma mulher morreu em Goiânia depois de passar pelo procedimento de aplicação de hidrogel no bumbum e no caso mais recente, o modelo conhecido como “Ken Humano”, Celso Santebañes, acabou internado com manchas nas coxas, onde também havia aplicado o produto.
Segundo a Dra. Renata Duarte existe um certo exagero na preocupação e expectativa por resultados envolvendo a estética. O Hidrogel é um produto estranho ao organismo e que no corpo humano gerará uma reação inflamatória como reconhecimento daquela substância. O hidrogel provoca, nos tecidos onde foi injetado, uma reação natural do organismo para proteção contra o corpo estranho. Isso leva ao aumento da formação de colágeno e células de cicatrização, provocando o crescimento do tecido.
O efeito visual é o mesmo alcançado com musculação, no entanto os resultados são mais rápidos com a aplicação de substâncias de preenchimento. Essa pressa pode colocar em risco a vida das pessoas. Mesmo para quem vive da sua imagem e queira fazer alguma intervenção existem alternativas mais seguras, como próteses de silicone e enxertos de gordura.
Ainda não existe um estudo médico controlado, com evidências científicas e estatísticas, que prove que o Hidrogel é um produto que possa ser administrado com segurança a longo prazo. O ideal é que antes de se aventurar nessas intervenções, o paciente sempre se oriente e procure saber sobre a história médica do profissional que irá fazer o procedimento e dos pacientes que se submeteram a esse tipo de procedimento. Muitas vezes o problema não acontece por conta do produto ou do procedimento, mas por conta do profissional que não estava habilitado.
Mais informações na Clínica Arte Nata ou pelo telefone (35) 3622 4334.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM