A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou a lista de redes que serão beneficiadas pelo Programa de Apoio a Redes de Pesquisa, no biênio 2011/2012. Dez redes mineiras serão contempladas, totalizando mais de R$ 14 milhões de recursos. Segundo o presidente da Fapemig, Mario Neto Borges, são várias as razões para o investimento na pesquisa em rede.
“É uma tendência mundial articular grupos e instituições de pesquisa. Otimiza-se investimentos e articulam-se pesquisadores, o que faz com que a ciência avance mais rápido, já que, trabalhando sozinho, um pesquisador pode ter dificuldades que outro consiga resolver. Além disso, a rede torna o Estado qualificado naquela área, de forma a ser um foco de excelência”, enumera.
O Programa de Apoio a Redes de Pesquisa da Fapemig foi criado em 2005 pelo Conselho Curador da fundação. Inicialmente, cinco redes compunham o programa. Com o passar do tempo, o número de redes aumentou e hoje conta com dez redes beneficiadas. Em 2010, ao completar cinco anos, o programa foi avaliado e o Conselho Curador da Fapemig decidiu por mantê-lo. Em 2011, uma nova chamada foi realizada para que as redes pudessem submeter suas propostas à fundação e pleitearem novo financiamento para o biênio.
Fonte: Agência Minas