A segunda edição da Festa do Marmelo, que acontece em Delfim Moreira, terá um festival gastronômico como atração. Com abertura prevista para o dia 21 e encerramento no dia 24 de abril, o evento é realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e do Departamento de Turismo e acontecerá no Parque de Exposições (antiga fábrica da Cica).
E, para este ano, outro atrativo do evento será o concurso gastronômico com pratos elaborados com produtos locais, seja o marmelo ou outras especiarias da região como pinhão, queijos e truta. Participarão desta atividade proprietários de restaurantes, bares e similares com pratos salgados e donas de casa com sobremesas, doces e quitandas.
De acordo o prefeito municipal, Fernando Coura, a ‘estrela’ da Festa é a Sopa de Marmelo, elaborada ao vivo e distribuída gratuitamente durante os quatro dias do evento. “É uma das ações que fazemos para promover a salvaguardar a sopa que é um patrimônio cultural imaterial da cidade. É também um momento de relembrar da época da abundância da fruta, das fábricas, da sopa”, declarou ele. Os visitantes terão ainda a marmelada artesanal para degustar.
No século passado quando os marmelais circundavam quase todo o território de Delfim Moreira, nas encostas da Mantiqueira, a Sopa de Marmelo adentrava no ambiente doméstico e conquistava o paladar das famílias. E neste universo, ela vem sendo repassada de geração a geração. Quente ou fria, com mais ou menos queijo, com farinha artesanal ou industrializada, ela sempre fica deliciosa. A secretária municipal de Educação e Cultura, Edméia Alkmin, uma das mentoras para a documentação do estudo da Sopa, enfatiza a importância deste bem imaterial: “A Sopa representa costumes e tradições experimentados entre diversos habitantes ao longo do tempo, apresentando-se como um significativo elo entre o presente e o passado da cidade e a Festa revitaliza a prática deste hábito alimentar que faz parte da história local e ajuda construir identidades individuais e coletivas”.
Haverá equipe do Senac Móvel com oficinas culinárias; aula show com professores da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), de Pouso Alegre; shows com bandas e artistas regionais todas as noites mais as feiras de artesanato.
Fonte: CTCSM