De 15 a 18 de setembro, em Santa Rita do Sapucaí, conhecida como o Vale da Eletrônica, no Sul do estado, será realizado o festival HackTown. O evento promovido pelo Sebrae Minas é considerado um dos maiores da América Latina sobre tecnologia, criatividade e música, com cerca de 800 atividades entre palestras, shows, exposições e uma feira para startups. Os interessados ainda podem se inscrever no site do festival.
A programação do HackTown acontece em várias partes da cidade, ocupando mais de 60 espaços, simultaneamente, entre salas, teatros e auditórios do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), da Escola Técnica de Eletrônica (ETE), da Incubadora Municipal de Empresas, além de lugares inusitados, cafeterias, empresas, restaurantes, bares, casas e outros locais. A expectativa é que 10 mil pessoas participem do festival durante os quatro dias.
“O objetivo do festival é levar conhecimento ao público em diversas áreas, como inovação, empreendedorismo, economia criativa, além de compartilhar experiências e fomentar a economia local”, explica a analista do Sebrae Minas Myrian Sousa.
Como atividades oferecidas pelo Sebrae Minas e pela Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí em quatro espaços da cidade:
HackTown Studios Max: instalado no Museu Municipal (Praça Doutor Delfim Moreira, 42, Centro).
Feira Hello World / Startup Disruptores: localizados na Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (Av. Sinhá Moreira, 350, Centro).
Espaço Sebrae: no Ginásio Alcidão (Av. Sinhá Moreira, 16, Centro).
Casa do Movimento Cidade Criativa Cidade Feliz: no CRAS (Rua Francisco M. da Costa, 127, Centro).
Núcleo de Empreendimentos da Economia Criativa (NEEC): sedia na Incubadora Municipal Sinhá Moreira (Av. Francisco Andrade Ribeiro, 543, Centro).
Santa Rita do Sapucaí
A cidade é considerada um dos principais berços da inovação no país. A vocação começou na década de 1960, com a fundação da primeira escola de eletrônica da América Latina. Hoje, a cidade é um dos principais polos de desenvolvimento tecnológico do Brasil, sendo reconhecido nacional e internacionalmente pela alta qualidade de seus produtos, que são exportados para diversos países. Algumas de suas soluções mais conhecidas são as urnas eletrônicas e os transmissores de TVs analógicas e digitais. Atualmente, são 163 indústrias de base tecnológica, cerca de 15 mil postos de trabalho e um faturamento anual estimado em R$ 3,2 bilhões.
Por: Juliana Campos Silva/ Assessora de imprensa