Terminou neste domingo (1º) o I IRT Clássico Serra da Mantiqueira, pela Prefeitura Municipal de Itajubá, em parceria com a Federação Mineira de Xadrez, sob organização do Clube de Xadrez do Curso G9 e apoio da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (FACESM). O torneio reuniu dez enxadristas convidados pela organização, na condição unrated ou com rating FIDE standard inferior a 2200, sendo que Rendrex Lopes Pinto sagrou-se campeão da competição.
Segundo o professor Hector Gustavo Arango, Itajubá tem se destacado no xadrez a nível nacional e graças a isso a cidade tem sido palco de competições de mais alto nível. O principal fator determinante para isso, explica, é um programa de ensino de xadrez que vem formando uma base de jogadores juvenis muito forte. São crianças de 7 a 14 anos que praticam o xadrez a nível nacional e Internacional.
Em termos de títulos Itajubá nunca teve um campeão brasileiro de xadrez antes e agora possui dois, que estudam na mesma sala. O Colégio G9 introduziu o xadrez como ferramente pedagógica quatro anos atrás e o programa já mostrou resultados muito positivos, seja revelando talentos, seja melhorando o rendimento dos alunos na escola.
Os enxadristas Itajubenses, Pedro Esteban Arango (10 anos), Vivian dos Santos Carvalho (10 anos) e Renan de Souza Stockler Morais (7 anos) ficaram com a 7ª, 8ª e 9ª colocações, respectivamente.
Mais informações sobre o torneio no site:www.irtserradamantiqueira.blogspot.com.br.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM