Diretora do ITC Vertebral dá dicas sobre como é possível prevenir a doença e revela cuidados importantes que se deve ter ao tratar pacientes com essa patologia
O tratamento com fisioterapia para tratar problemas relacionados à coluna é uma ótima alternativa para minimizar dores, prevenir novos problemas e evitar cirurgias. Entretanto, alguns cuidados extras devem ser tomados quando o paciente desenvolve algum caso de osteoporose.
O alerta é da fisioterapeuta especialista em coluna e diretora do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral em Brasília, Ângela Lepesqueur. “Quando se tem osteoporose, ao utilizar o Pilates, devemos tomar cuidado, principalmente, com a flexão da coluna, ou seja, posições em que se inclina o tronco para frente ou quando se eleva os membros inferiores em direção ao abdômen”, afirma.
De acordo com a especialista, nesta postura, a região do corpo vertebral, que é mais acometida no processo de osteoporose, sofre uma compressão maior, o que pode ocasionar fraturas. Portanto, prioriza-se exercícios mais funcionais, que treinam a pessoa na realização dos hábitos de vida diária, como sentar, levantar e agachar.
O trabalho do equilíbrio e leves impactos também são adotados pelos fisioterapeutas, com a finalidade de lubrificar e regenerar as articulações. Para Ângela, outro cuidado importante é não trabalhar posturas em que a coluna alcance o seu estresse máximo, quando há a amplitude total do movimento.
Principalmente as mulheres que estão na pós-menopausa estão mais suscetíveis a ter osteoporose. Mas é possível prevenir a doença, não apenas com a ingestão adequada de cálcio, mas também com fisioterapia. “A osteoporose é uma doença que pode ter causas mecânicas ou endócrinas. No que se refere às causas mecânicas, é possível prevenir com exercícios bem orientados, reposicionamentos articulares feitos na fisioterapia manual, orientações posturais e ginástica laboral”, argumenta a especialista.
Fonte: PROATIVA COMUNICAÇÃO