A forte chuva que atingiu Itajubá na noite desta sexta-feira (11) causou alagamentos, quedas de árvores e estragos na cidade. A chuva durou cerca de 30 minutos e diversos bairros foram atingidos. Segundo informou o comandante do Corpo de Bombeiros de Itajubá, tenente Eduardo Simões, alguns moradores tiveram que ser retirados por barcos de suas residências.
Os bairros mais atingidos foram o Medicina e São Vicente e houve quedas de barreiras na rodovia, deslizamentos de terra sobre residências e enxurrada de terra no bairro Nossa Senhora de Fátima. O Corpo de Bombeiros trabalhou toda madrugada de sábado priorizando a retirada das vítimas dos locais de risco. Não houve vítimas fatais, apenas danos materiais.
Na sexta-feira alguns moradores foram desabrigados por conta do risco de alagamento. No sábado, por conta do deslizamento de terra no bairro Nossa Senhora de Fátima algumas casas foram interditadas por conta do risco estrutural. Duas casas desabaram por completo e duas parcialmente. Cerca de 20 pessoas foram desabrigadas.
Parte do morro cedeu sobre a BR-459 e a terra invadiu uma residência, além de atingir dois veículos. A rodovia precisou ser fechada por completo após o ocorrido, sendo liberada pela manhã de sábado. Não houve um alerta da Defesa Civil Estadual sobre a sobre a forte chuva que chegava na região, no entanto ela pode ser a mesma frente que havia avançado por São Paulo. Segundo estimativas mais da metade da água esperada para um mês caiu em poucas horas.
Embora o Rio Sapucaí tenha se comportado bem durante a chuva, os ribeirões que passam pela cidade transbordaram. As casas mais baixas e algumas mais afastadas foram atingidas pelos alagamentos.
Fotos:Tenente Eduardo Simões
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM