E agora, lá dentro, a gente já percebe e vivencia outros segmentos além dos negócios, como o Turismo Rural, o Turismo Gastronômico, o Turismo de Aventura, o Turismo Cultural, o Turismo Religioso, etc, todos potenciais aqui na cidade e na nossa rica região.
O título continua FRICI pois se originou das primeiras versões, e visava somente “comercio& indústria” de Itajubá. Mas agora, já se percebeu que o Turismo é também um elemento forte na nossa economia, ou seja, é ferramenta de desenvolvimento, é gerador de negócios, de emprego e renda, é um dos nossos potenciais, então ele foi aderido ao título. Com certeza, dali ele não sai mais.
E o que é também muito importante: a feira já não é só promotora “dos negócios” de Itajubá, mas de toda a região, outro fator também importante e inerente às políticas do atual Turismo Mineiro – o conceito do “circuito turístico”, – trabalhar o desenvolvimento das regiões, de conjuntos de municípios vizinhos, para assim, aumentar a força de todos e o intercambio de seus negócios e de suas culturas.
O futuro de Itajubá promete. Uma feira como esta, que a cada versão aumenta a quantidade e variedade de estandes, que apresenta novas indústrias e novos empresários, demonstra maturidade e crescimento em todos os sentidos. Nosso povo, nossos estudantes, nossas faculdades, precisam destes estímulos, a região precisa destes estímulos. A interiorização da economia do país dá passos mais largos quando uma feira desta acontece. É inegável que um dos fatores que farão o nosso país mais desenvolvido, mais “primeiro mundo”, é este crescimento dos negócios e dos empregos nas cidades médias, das cidades do interior, como geralmente denominamos.
Santa Rita do Sapucaí que o diga. Há um novo Brasil vindo por aí. Com muita coisa ainda por consertar, é claro, principalmente muita correção a fazer na política, em todas as esferas, mas também com muitos acertos, e um deles é este desenvolvimento do Turismo, ainda que lento e inseguro. Portanto, a FRICI, o Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas, a expansão da Helibrás, a vinda de um segmento da Siemmens, os novos cursos, pós graduações e MBAs nas nossas faculdades, vários prédios em construção, um novo hotel de grande porte e outras novidades, independente dos problemas que temos e que nossa imprensa denuncia, mostram que Itajubá promete e o Turismo está tendo um papel importante nestas promessas. Não é por acaso que ele está no título da feira, Turismo e negócios andam juntos e são bons parceiros.