Depois dos problemas causados pelos temporais no fim de semana, a população do Sul do Brasil foi obrigada a tirar roupas pesadas do armário para se proteger das baixas temperaturas. Uma forte massa polar entrou na Região derrubando as temperaturas nos três Estados. No Rio Grande do Sul, a temperatura chegou a quase 40ºC na última sexta-feira e os termômetros amanheceram próximos dos 10ºC nesta segunda-feira. O frio foi mais intenso na fronteira com o Uruguai, onde as mínimas ficaram em torno dos 7ºC na região de Canguçu e de Chuí, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Em Santa Catarina, cidades como Campos Novos e Chapecó amanheceram a segunda-feira com frio em torno dos 12ºC.
Em Florianópolis, o sol reapareceu, mas ventania polar trouxe a sensação de frio de inverno. Os ventos frios chegaram a quase 65 km/h e a sensação é de que a temperatura era de 12ºC e não dos 20ºC, como marcava os termômetros. Em Curitiba, depois do calor de 29ºC que fez no fim de semana, a temperatura no começo da tarde de segunda-feira era de apenas 18ºC.
Esta massa polar também derrubou a temperatura na maioria das áreas de Mato Grosso do Sul. O vento polar aumentou a sensação de frio que já era sentido por conta do tempo chuvoso. Por volta das 10 horas desta segunda-feira, o aeroporto de Ponta Porã registrava 13ºC, mas com os ventos polares em torno dos 37 km/h, a sensação térmica chegava aos 4ºC. Na capital, Campo Grande, a sensação de frio também foi grande, por conta do tempo chuvoso e do vento gelado. A temperatura real do ar estava em torno dos 17ºC, mas a sensação térmica era de 11ºC. Todas estas temperaturas e as sensações são baixas demais para as vésperas do início do verão. A nova estação começa oficialmente no dia 21 de dezembro, às 21 horas e 38 minutos, pelo horário de Brasília.
Nesta terça-feira, uma forte queda de temperatura acontece nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, no sul de Minas Gerais e também em Cuiabá e no pantanal de Mato Grosso. A sensação de frio será grande, diante do calor que fez no fim de semana. Na cidade de São Paulo, a temperatura chegou aos 32ºC na tarde do domingo e no Rio, aos 38ºC. O ar polar derruba a temperatura até no sul de Rondônia, o que é muito pouco comum nesta época.
Vai esfriar um pouco mais no Sul e muitas áreas da Região vão amanhecer com frio de menos de 10ºC.
Os paulistanos já devem sair de casa com alguma roupa quentinha e podem sentir mais frio à tarde do que de manhã cedo. Para os cariocas, a chegada dos ventos frios vai aliviar o calorão. Embora forte, para os padrões de dezembro, esta massa polar não vai ficar muitos dias sobre o centro-sul do Brasil. A partir de quinta-feira, a temperatura sobe rápido e volta a sensação de calor.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de 1.100 clientes, a empresa atua principalmente em dois segmentos: o de agronegócios e o de meios de comunicação. Oferece também conteúdo meteorológico estratégico para empresas de moda e varejo, energia elétrica, construção civil, transporte e logística, além de bancos, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 23 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.
Fonte: Climatempo