Veículo irá possibilitar que mais bairros sejam atendidos pela Coleta Seletiva
Mais uma conquista para o grupo de associados da Acimar, a Associação Itajubense de Catadores de Materiais Recicláveis. A entidade, incubada da Intecoop (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares) e que tem apoio da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Itajubá, acaba de ser contemplada com um convênio de R$ 155 mil para compra de um caminhão. O recurso vem da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), conforme publicação no Diário Oficial da União desta terça-feira, dia 9. De mais de 100 projetos inscritos somente em Minas Gerais, apenas 12 foram selecionados para receber o recurso.
A Acimar é responsável pela coleta seletiva na cidade, realizada em 11 bairros com o uso de um caminhão disponibilizado pela Prefeitura, que arca ainda com as despesas de aluguel do galpão e contas de consumo, como água, luz, telefone e um estagiário. O município doou ainda à entidade duas prensas e uma empilhadeira, adquiridas com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente. Com mais um caminhão, este agora de propriedade da associação, o trabalho poderá ser ampliado para possibilitar que mais bairros sejam atendidos. Além dos benefícios para o meio ambiente, a ampliação do projeto irá gerar mais renda para as famílias que retiram do trabalho realizado na entidade o seu sustento.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Andriani Tavares Tenório Gonçalves, a maior reivindicação da Acimar era justamente a obtenção de mais um caminhão. “A partir deste pedido, a Prefeitura, a Intecoop e a Acimar elaboraram o projeto “Novas rotas: economia e sustentabilidade” e o submeteu à apreciação da Funasa, que havia aberto um edital de chamamento público”, declarou. “Esta é uma grande notícia para Itajubá e para a Acimar, que começará a caminhar em busca da sustentabilidade e da autogestão”, enfatizou o sociólogo da Intecoop, André Viana.
Fonte: Secom-Itajubá