– A atividade política tem sido fortemente relacionado com a corrupção, o futebol historicamente no Brasil, sempre se caracterizou com dirigentes corruptos;
– Na política, principalmente nos momentos de eleições e manifestações, as bandeiras são os principais instrumentos de marcação de espaço. No futebol, as bandeiras fazem a festa e se consolida em um espetáculo à parte.
– Na política as cores são identidades que marcam partidos, no futebol os clubes até recebem nomes em função das cores da camisa.
– No futebol, a torcida apaixonada torce e acompanha seu time e algumas vezes este sentimento até se extrapola para selvageria. Na política, a paixão é muito parecida e tal como no futebol os conflitos ideológicos chegam a esquentar principalmente nas redes sociais.
– Na política, após as eleições a matemática das apurações são desencadeadas para identificar quem fica na frente. No futebol, enquanto o campeonato vai se desenrolando a matemática também vai entrando em cena para identificar as possibilidades de chegar na frente ou de não ser rebaixado. Nas últimas rodadas os matemáticos entram em ação para apresentar as probabilidades estatísticas.
Mas a política é coisa muito séria pois influência fortemente na vida e no dia a dia das pessoas. A ligação entre as partes não se limitam ás semelhanças, pois a política em um momento triste de nossa história aproveitou o futebol para alienar a população e esconder práticas nocivas a pessoas inocentes.
Como tudo na vida, seja no futebol ou na política, devemos sempre aproveitar as oportunidades para agregar mais e melhores valores na qualidade de vida.
Pelo menos essa é a minha opinião!