A FACESM promoveu nesta terça-feira, dia 31 de maio, o seu II Fórum de Relacionamento Corporativo. Com o tema “O papel do RH no atual cenário brasileiro” e mediação de Hector Gustavo Arango, o evento irá trouxe empresários para o ambiente da faculdade, de maneira que pudessem interagir e trocar experiências. Uma das debatedoras foi a gerente de Recursos Humanos da Cabelauto, Roseleila Vieira, que falou com o Conexão Itajubá e contou um pouco sobre a experiência.
Roseleila explica que o Recursos Humanos é um setor que trabalha além da rotina do chamado Departamento Pessoal, ou seja, além das questões de admissão, demissão e controle de documentos. O RH tem por função administrar todos os recursos humanos, no sentido de talentos, treinamentos, capacitação e motivação dos funcionários em dar o seu melhor pela empresa.
Hoje o setor de Recursos Humanos tem um papel estratégico e precisa estar junto à alta administração da empresa. Em um momento de decisão a equipe de RH precisa ter total conhecimento de quem são os seus talentos e quem irá efetivamente contribuir, por exemplo, para a retomada do crescimento da empresa, com a multiplicação do conhecimento interno, formação de novos profissionais, troca de experiências e aquisição de novas ideias para implantação de melhorias.
Ainda existe uma situação de transição do antigo Departamento Pessoal para o Recursos Humanos, como ele deve ser dentro das empresas, no entanto as grandes corporações já reconhecem a importância deste setor e seu papel estratégico no alcance de resultados.
Diante dessa tendência, profissionais que desejem adentrar nessa área precisam estar cientes que o conhecimento terá que ser adquirido constantemente e daí a importância de uma pós-graduação na área. O público que será tratado tem mudanças de comportamento e de expectavas motivacionais, então o RH precisa estar atento o tempo toda a essas expectativas para realmente conseguir desempenhar sua função estratégica. Nesta área a percepção é muito importante e com essas informações o profissional deverá buscar conhecimento e trazer isso para dentro da organização.
Também é função do profissional de RH trabalhar a confiança e a comunicação dentro da empresa ao longo do tempo. Não é apenas no momento de crise que ele irá atuar, mas nesses momentos, quando os funcionários ficam naturalmente apreensivos diante da possibilidade de demissões, é função daquela equipe manter a motivação desses trabalhadores. Caso a motivação fique em alta e traga melhores resultados, a estabilidade dos que ficam é garantida e os que foram desligados podem ser resgatados.
Mesmo os líderes das empresas devem estar atentos e buscar se capacitar, pois eles também são gestores de pessoas. O conhecimento de recursos humanos não é restrito a um setor.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM