O governo autorizou pagamento das cotas do PIS para os cadastrados a partir de 1988. Segundo o gerente da agência Centro da Caixa Econômica, Edimar Ribeiro, há uma série de dúvidas e confusões entre o pagamento das cotas o pagamento do abono e os critérios de retirada.
Motivos para saque das Cotas do PIS
Os valores depositados referentes ao Programa de Integração Social, distribuído pelas empresas aos empregados cadastrados no programa entre 1971 até 04/10/1988, estão disponíveis para saque uma vez iniciado o calendário de Pagamento do Abono Salarial e dos rendimentos, independente do mês de nascimento do titular, desde que se atenda a um dos motivos previstos em Lei, quais sejam:
Aposentadoria;
Idade igual ou superior a 60 anos;
Todas as idades de acordo com a Lei 13.677/2018;
Invalidez (do participante ou dependente);
Transferência para reserva remunerada ou reforma (no caso de militar);
Idoso e/ou portador de deficiência alcançado pelo Benefício da Prestação Continuada;
Neoplasia Maligna – Câncer – (participante ou dependente);
SIDA/AIDS (do participante ou dependente);
Doenças listadas na Portaria Interministerial MPAS/MS 2.998/2001 (participante ou dependente);
Morte do participante (situação em que o saldo da conta será pago aos dependentes ou sucessores do titular).
Uma vez comprovado um dos requisitos, o pagamento das Cotas do PIS pode ser realizado a qualquer tempo, exceto para os motivos idade, cuja data para saque será divulgada em breve.
Confira no link o calendário de pagamentos:http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/pis/Paginas/default.aspx#como-sacar
O gerente Edimar aproveita para lembrar que nesta sexta-feira os bancos atendem em horário diferenciado em função do jogo do Brasil que será às 9 horas. Desta forma os bancos estarão atendendo o público das 13 às 17 horas.
Assista ao vídeo com detalhes da entrevista.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM