O principal responsável pelo desenvolvimento é o empreendedor, o empresário que identifica oportunidades de negócio em todos os setores e gera soluções para o mercado, atendendo necessidades. Esse empresário contrata pessoas e serviços, gerando negócios e desenvolvimento econômico e social.
Quando se fala em pesquisa, tecnologia e inovação, se fala de uma rota de desenvolvimento onde existe uma cadeia de informação, com pessoas de formação elevada nas áreas da tecnologia e engenharias, associando as pesquisas, normalmente oriundas de universidades, e instrumentos de transferência tecnológica, criando empreendimentos e estimulando o pesquisador a se tornar um empreendedor e então um empresário, gerando negócios no seu entorno e empregos.
Maurício Bittencourt, gerente da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá, explica que é isso que a incubadora faz. Ela faz a ponte entre a pesquisa e ciência, estimulando e transformando esse conhecimento em solução, produto ou serviço de alto valor agregado para a sociedade.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM