De acordo com o gerente do Expresso Valônia, Romeu Fiuza, Itajubá passará a ter o sistema integrado de transporte público. O anúncio foi feito durante reunião da Comissão Permanente de Obras, Serviços Públicos, Habitação, Políticas Urbana e Rural realizada na quarta-feira, (05/06), no plenário da Câmara Municipal.
“Ficou estabelecido, em reunião com o prefeito Rodrigo Riera que num prazo de 60 a 80 dias estaremos implantando o Sistema Integrado para o transporte público de Itajubá. O usuário terá acesso a cartão de 60 minutos para a integração temporal do primeiro até o segundo embarque”, ponderou.
O novo sistema terá ampla divulgação na imprensa local explicando o “modo operante” e o novo formato para esse tipo de prestação de serviço aos usuários do transporte público na cidade, explicou o gerente da empresa Valônia.
Aumento da tarifa –A Comissão Permanente constituída pelo presidente, vereador José Maria Silva, o relator e Líder do Prefeito na Câmara, vereador Luiz Fernandes Gonzaga e o membro da Comissão, vereador Wilson Marins, fizeram uma série de questionamentos ao gerente da empresa que explicou, com dados fundamentados na planilha de custos, o aumento da tarifa urbana no valor de R$ 2, 95.
Sobre atrasos em horários e as mudanças do itinerário dos carros, disse estar equacionando a frota de acordo com as recentes mudanças no trânsito da cidade. “Precisamos de um trânsito mais fluente. Hoje, disputamos espaços com carros de passeio, caminhões, motos e bicicletas, além de termos exaustivas paradas em semáforos e contornos desnecessários no nosso itinerário”, afirmou.
Questionado pela Comissão Permanente sobre a colocação de mais abrigos nas paradas de ônibus; o atendimento qualificado e a manutenção da frota, Romeu Fiuza disse que a empresa está trabalhando e se empenhando para garantir o melhor serviço à população. “Estamos cumprindo rigorosamente o contrato firmado com o Executivo, colocando mais abrigos nas paradas dos ônibus, fiscalizando o piso para saber se não está depredado e, recentemente, passamos por uma fiscalização rigorosa do poder público, em toda nossa frota dos 37 veículos e nada foi constatado de irregular. Tivemos aprovação e estamos trabalhando com maior respeito pelo cidadão de Itajubá que é o destinatário desse serviço”, disse.
Quanto à facilitação de troco, pelo preço da passagem, Romeu Fiuza garantiu à Comissão Permanente que a empresa está abastecida de moedas de cinco centavos para a devolução do dinheiro pago. “Com a tarifa fragmentada no valor de R$ 2, 95 fizemos reserva do numerário de troca e temos quantidade para esse serviço. A empresa está preparada para voltar troco de cinco centavos aos nossos usuários”. concluiu.
O Expresso Valônia tem contrato vigente com o município para o transporte público a mais de 30 anos, possui uma frota de 37 veículos, 180 funcionários e cobre, além do itinerário urbano, mais nove linhas rurais do município.
Fonte: Câmara Muncipal de Itajubá