Atenção empresário do varejo e da área de serviços de Itajubá: muito cuidado com um golpe que se torna cada vez mais sofisticado – o boleto falso. Em geral, eles chegam por e-mail e solicitam o pagamento imediato do documento; em alguns casos, oferecem desconto. Também ameaçam, caso o pagamento não seja efetuado, o registro nos serviços de proteção ao crédito e o protesto.
Apesar de estarem mais elaborados, é possível identificar quando um boleto é falso. Em primeiro lugar, os endereços de e-mail vêm sempre com domínios que não correspondem ao fornecedor e são relacionados ao departamento financeiro. Dois exemplos identificados e reais: @avisofinanceiro.com.bre @siscobranca.com.br.
Há outras formas de identificar o boleto falso, mas, caso ainda tenha dúvidas, basta entrar no site do banco e gerar a segunda via do boleto. Como geralmente os falsários “quebram” o código de barras, inutilizando-a, o caminho é verificar a linha digitável do boleto. Perceberá que os números utilizados são diferentes porque usam um número de banco e conta dos criminosos.
Outro caminho seguro, em caso de suspeita, é entrar em contato com o emitente do boleto para checar o seu envio e as informações nele contidas. Confira abaixo outras dicas para se evitar problemas com os boletos falsos.
COMO IDENTIFICAR UM BOLETO FALSO
· Para bancos que não oferecem o serviço de segunda via do boleto, a melhor dica é entrar em contato com o fornecedor (cedente).
Fonte: Agência Contexto