Em 2010, o Google revelou que pretendia, em 2013, obter mais de 35% de sua receita fora do mercado de publicidade relacionado a buscas, prevendo que as operações que não estivessem ligadas a isso gerariam mais de US$5 bilhões, informou a Reuters Brasil.
Esses dados estavam presentes em documentos internos da companhia entregues à Justiça. Eles revelam as ambições do Google para o futuro, que incluem a expansão da empresa em novos mercados. Uma das ideias do gigante das buscas é trabalhar com o comércio online e oferecer seus serviços para aparelhos de TV. No entanto, nenhuma dessas iniciativas podem propiciar os lucros que o Google espera, afirmam analistas.
“As ambições do Google quanto a TV e comércio parecem agressivas, se comparadas à situação em que os vemos hoje”, disse Herman Leung, analista do Susquehanna Financial Group.
As projeções fazem parte de um documento de apresentação ao conselho do Google preparado pela equipe da companhia em outubro de 2010. Elas vieram à tona por causa do julgamento do processo que a Oracle moveu contra o site de buscas, que teve início neste mês.
O Google pediu ao juiz federal norte-americano William Alsup que o documento permanecesse em segredo. O juiz, no entanto, recusou o pedido, feito há uma semana. Nesta quarta-feira (25/4), o porta-voz do Google Jim Prosser afirmou que as posições relatadas no documento não representam o pensamento atual da empresa.
Fonte: Portal IMPRENSA