A Governança Corporativa é um princípio comercial no qual o empresário possui e aplica estratégias para que o negócio seja perene, sólido e principalmente preparado para enfrentar riscos. Ela pode ser aplicada em pequenos e grandes negócios e para o professor do MBA da FACESM e especialista em Governança, Emerson Siécola, ela também pode ser usada como uma poderosa ferramenta contra corrupção.
Siécola explica que ao decidir implantar um programa de governança, a empresa já tem uma maturidade sobre aquilo que ela deseja e passará por uma avaliação preliminar de risco, que inclui um entendimento das atividades da empresa e a identificação de onde estão os maiores riscos dentro dessas atividades. Eventuais desvios de conduta por parte de colaboradores e servidores que possam acarretar um dano financeiro ou risco de imagem são considerados nessa avaliação.
Para garantir a confiabilidade de uma empresa, dentro da Governança Corporativa, há o conceito de integridade corporativa, um programa robusto e efetivo que está intimamente relacionado à missão da empresa e ao que ela espera dos seus colaboradores. Esse programa vai avaliar o cumprimento de uma conduta esperada, seja com relação à legislação ou outras normativas internas, e ainda buscará implantar os controles internos necessários à empresa nesse sentido.
O programa de Governança Corporativa pratica os pilares de sustentação da atividade comercial, passando por gestão de riscos, implementação de controles internos, atendimento ao consumidor e, principalmente, boas práticas de legislação e conduta ética, que permeiam todas as ações a serem tomadas.
A maioria das empresas não deseja falar de ética porque é algo muito complexo e irá alterar a cultura interna já enraizada, no entanto, esse já é um caminho sem volta. Com os recentes escândalos da Operação Lava Jato e outras que virão, a Governança Corporativa se torna necessária às organizações. É preciso entender que o controle que virá será positivo, de maneira que a empresa e colaboradores poderão se beneficiar dessas estruturas internas.
No próximo dia 24 de abril (sexta-feira), a FACESM irá promover o workshop Governança: Visão 360° para micro, pequenas, médias e grandes empresas. As inscrições podem ser feitas até amanhã (23) no sitewww.facesm.br, pelo telefone (35) 3629 5742 ou pelo e-mail[email protected]
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM