A Grã-Bretanha reabrirá investigação sobre o Google por violação de privacidade durante coleta de informações para o projeto Google Street View no país. A empresa reconheceu que os carros utilizados acessaram redes de internet sem fio desprotegidas e obtiveram emails, endereços de sites e senhas de cidadãos.
Alan Eustace, vice-presidente do Google, afirmou em blog oficial que a empresa está “atormentada” com o fato. O porta-voz da companhia na Grã-Bretanha, Peter Barron, nega o uso das informações coletadas no serviço, informa a BBC Brasil.
Em inquérito anterior, o Gabinete do Comissário de Informação (ICO, em inglês) órgão responsável pela fiscalização da liberdade de informação, registrou que nenhum dado pessoal importante havia sido coletado na Grã-Bretanha.
“Faremos investigações para ver se estas informações estão relacionadas com os dados inadvertidamente acessados na Grã-Bretanha”, disse um porta-voz do ICO. O órgão não descarta uso policial na nova investigação.
Países como Alemanha, Austrália, França e Canadá também investigam o Google por invasão de privacidade pelo Street View, serviço que coleta imagens em 360º de ruas em diferentes cidades do mundo, com câmeras instaladas em carros. No Brasil, o serviço foi lançado em setembro.
Fonte: Portal IMPRENSA