A Climatempo informa que a passagem de uma frente fria não vai deixar o tempo fechado em São Paulo no domingo
São Paulo já está mais agitada por conta de tudo que envolve o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. A corrida acontece na tarde do domingo que vem, mas antes tem treinos, testes com os carros e os treinos oficiais que vão decidir o grid de largada. As condições do tempo são sempre um fator preocupante, pois influenciam no desempenho dos carros e dos pilotos.
A capital paulista esquentou bastante nesta quinta-feira. O calor de 31ºC facilitou a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva voltaram a ocorrer em algumas áreas da cidade. Pouca gente viu a chuva, mas ela caiu em áreas da zona sul da capital, bem próximas do autódromo de Interlagos.
Nesta sexta-feira, as equipes da F 1 fazem ajustes nos carros e alguns treinos livres. As condições de chuva aumentam em São Paulo, por conta do calor e da aproximação de uma nova frente fria que avança rápido pelo Sul do Brasil. Antes da chuva começar, a capital paulista ainda terá muito sol e calor. Interlagos deve ficar com pista seca durante toda a manhã e pelos até por volta das 14h. A temperatura na região deve estar perto dos 29ºC, à sombra. Após as 15h, o risco de chuva aumenta muito. Podem ocorrer fortes pancadas de chuva no decorrer da tarde e à noite.
No sábado, o tempo fica mais instável pois a frente fria estará passando sobre a cidade. A previsão é de que São Paulo tenha um sábado abafado. As condições de chuva são altas, acima dos 80% durante a madrugada e manhã do sábado. À tarde ainda deve chover e à noite a chance de chuva é menor. Há risco de chuva forte entre a madrugada e começo da tarde do sábado. A chuva deve ser suficiente para manter a pista de Interlagos molhada por várias horas. Os treinos oficiais, que vão definir o grid de largado, ocorrem entre 14h e 15h do próximo sábado. Não dá para descartar a chance de chuva neste período, mas a chuva não deve ser constante e pista não deve estar completamente molhada.
Esta nova frente fria que chega a São Paulo terá um rápido deslocamento. A previsão é de que no domingo, dia da corrida, as nuvens mais espessas já estejam saindo da cidade. Há chance de um pouco de chuva na madrugada e no começo da manhã do domingo, mas a partir do fim da manhã e durante a tarde, o risco de chuva diminui bastante.
Vale lembrar que Interlagos é um local que normalmente concentra muita umidade. Assim, a quantidade de nuvens por lá tende a ser mais persistente após a passagem da frente fria. Mas a nebulosidade deve diminuir e a expectativa é de que o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 aconteça com sol e algumas nuvens, mas sem chuva. A temperatura no começo da tarde deve ficar relativamente alta, em torno dos 27ºC.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de 1.100 clientes, a empresa atua principalmente em dois segmentos: o de agronegócios e o de meios de comunicação. Oferece também conteúdo meteorológico estratégico para empresas de moda e varejo, energia elétrica, construção civil, transporte e logística, além de bancos, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 23 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.
Fonte: Climatempo