Desde 1985 a Organização das Nações Unidas institui o dia 5 de dezembro como o dia internacional do voluntário. Para tratar esse tema de tão grande importância, o Conexão Itajubá conversou com Eliana Maria, Maria Piedade e Alcione Costa, representantes e voluntárias do Grupo Amor Exigente.
O Amor Exigente é um programa de auto e mútua ajuda que desenvolve preceitos para a organização e auxílio das famílias de dependentes químicos, levando-as a perceberem a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de si mesmas. Segundo a Presidente Eliana Maria o grupo trabalha com os 12 Princípios Básicos e Éticos para atingir os seus objetivos.
Segundo Eliana o voluntariado é muito importante e gratificante. Nunca o voluntário sai de mãos vazias, com a troca de experiências e ajudando o próximo, a pessoa nunca está apenas se doando. O Amor Exigente visa principalmente as famílias dos dependentes químicos, que muitas vezes, na ânsia de ajudar se tornam codependentes, tentando viver a vida por aquele ente querido.
Como se tratam se situações diferentes, há um grupo para auxiliar as famílias e outro para atender os dependentes. O objetivo é fazer com que os envolvidos entendam a necessidade de uma mudança em si mesmos e se acalmem para enfrentar aquela situação. Nenhuma mudança acontece da noite para o dia, é preciso paciência e trabalho.
Itajubá também conta com um Grupo Amor Exigente. A iniciativa vem para combater o problema da dependência química em na cidade, que está se tornando cada vez. As oficinas cuidam dos dependentes e o Amor Exigente orienta a família. O grupo segue a mesma metodologia aplicada em todo país e realiza reuniões semanais, às quintas-feiras no Centro Municipal de Saúde Mental. As reuniões começam às 19h.
É preciso entender que a dependência é uma doença que atinge toda a família e não tem distinção na sociedade, ela pode aparecer na vida de qualquer um. O Amor Exigente vem como uma escola para essas famílias e atende Itajubá e região, sem fronteiras. Para mais informações sobre o grupo em Itajubá ou para colaborar com a iniciativa na cidade, o telefone de contato é o (35) 9972 4654. O Grupo Amor exigente está buscando voluntários. Interessados em ajudar a ONG podem conhecer a metodologia do grupo e estão convidados a participar das reuniões. Não há necessidade de marcar horário e todas as famílias são bem vindas.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM