O Lar Infantil 1º Passo é uma ONG que tem por objetivo atender crianças toda vez que seus direitos são violados e a criança precisa da intervenção da justiça. O que antes era chamado de orfanato, hoje é a casa de passagem, onde a criança permanece até que a justiça determine a situação. Melissa Guimarães, coordenadora do Lar Infantil 1º Passo, conta que as principais circunstâncias em que a justiça intervém são nos casos de negligencia, maus tratos, abandono ou mesmo ausência do pai e mãe por morte que deixe a criança em situação vulnerável.
O lar agora está em campanha. “Com ajuda da sociedade, nada nos tem faltado”, conta Melissa que pede por doações para meninos entre 0 e 12 anos de idade e meninas de 0 e 16. O lar agora vai ter também uma sede própria que está sendo construída no Bairro Boa Vista. O orçamento foi feito em 35 mil reais e para o fechamento são precisas as telhas e a estrutura metálica. Para ajudar, doando qualquer quantia, ligue no telefone (35) 3621 8400.
São 33 crianças atendidas no lar atualmente. A ONG é reconhecida estatualmente e atende também crianças de fora, é sustentada por subvenção através da prefeitura para pagamento do básico e o restante vem de doação de amigos em roupas, fraldas ou mesmo dinheiro.
Essa semana houve uma missão para o Grupo Escoteiro Itajubá que está coletando diversos produtos. O Diretor Presidente do Grupo Escoteiro Itajubá, Chefe Michel Dias Rosa, conta que a contagem e seleção do material aconteceu na quinta-feira (24) e lembra o caráter voluntário do grupo. Hoje, a partir das 14h40, o grupo vai se deslocar até o Lar 1º Passo para ação solidária.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM