Conhecida mundialmente por oferecer um café padronizado na alta qualidade e sabor diferenciado, a empresa “illy Caffe” proporcionou a um grupo selecionado de seus distribuidores uma visita in loco no Sítio São Sebastião, do senhor Sebastião Afonso da Silva, hoje eleito o produtor do melhor café do mundo.
O passeio técnico aconteceu na tarde do dia 5, no município de Cristina, pertencente ao Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas (CTCSM). Recepcionados pelo prefeito municipal, Marcio Barros Ribeiro, o grupo foi guiado pelos empresários Paulo Roberto e Ray Gonçalves, que os levaram no Sítio São Sebastião para conhecer, nas palavras do próprio Sebastião, todo o processo que levou o café a ter a maior pontuação já registrada na competição do “Cup Of Excellence”. “Tudo aqui é manual e de conhecimento que adquiri na prática. Me dediquei para produzir café de qualidade”, explica Sebastião, que é o primeiro bicampeão desse concurso. Ele tem nessa fazenda cerca de 85 hectares com 100 mil pés.
Com pouco tempo de estadia na cidade, os visitantes puderam conhecer ainda outra produtora de café, a Fazenda Transwal, que produz o “Café Cristina”. Lá os estrangeiros degustaram um bem preparado café colonial mineiro. “Espero que gostem de nosso povo e nossa cidade”, disse o prefeito na recepção que registrou o apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) na ação.
Para esta visita ao Sul de Minas, o seleto grupo da “illy” tinha representantes da Itália, França, Portugal, Argentina e Espanha. O diretor da sucursal na Espanha, Carlos Santos, comentou que para os distribuidores é a primeira viagem à produção cafeeira do Brasil. “É como um prêmio que oferecemos para aqueles que atingem o objetivo anual de vendas ou oferece um atendimento diferenciado ao cliente. Nós da diretoria estamos sempre viajando para conhecer o produto que compramos”, analisa. Ele avaliou como fantástica a produção do Sítio São Sebastião. “Além da paisagem maravilhosa da região do Sul de Minas”, acrescentou.
A “illy Caffe” está presente em mais de 140 países nos cinco continentes e oferece um blend inconfundível composto pornove variedades de puro Arabica,que todos os dias delicia milhões de pessoas em todo o mundo.
O grupo seguiu no dia seguinte para as comemorações de 25 anos do Prêmio Ernesto illy de Qualidade do Café para Espresso, que aconteceu em São Paulo, quando foram congratulados os melhores cafeicultores do ano. “Esse prêmio eu levei em 2009, na 18ª edição”, lembra o produtor de Cristina.
A próxima visita na fazenda/casa do Sr. Sebastião já está agendada: são representantes do Café Supremo, lá da Austrália.
Foi fundada em 1933 porFrancesco Illy,em Trieste (Itália). Hoje é dirigida pela terceira geração dafamília, comAndreana presidência e direção geral e Riccardo na vice-presidência. Anna Rossi Illy, viúva deErnesto(filho do fundador) épresidente honorífica.Anna Illy Jrcontinua o trabalho iniciado por seu pai e é encarregada dasrelações com os produtores de café.
Os produtos illy incluem também máquinas para a preparação de café, xícaras artísticas e acessórios. Estende-se aosespressamente illy, a cadeia de franquiasde autênticos cafés italianos.
Tem como missão empresarial “ser, no mundo,ponto de referência da cultura e da excelência do café. Oferecendo os melhores produtores nos melhores locais de consumo“.
Site: www.illy.com
Fonte: Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas