Neste período de transição entre outono e o inverno é comum as pessoas ficarem doentes. O dia pode começar frio, mas depois esquenta e a pessoa que saiu agasalhada de casa acaba suando e resfriando o seu corpo que precisa se esforçar mais pra manter a temperatura. Também é mais comum as pessoas ficarem agrupadas em locais fechados e isso apenas contribui para contaminação.
As famosas “doenças de inverno” aparecem quando todos esses fatores estão reunidos. Nesse contexto, a pessoa que tem uma gripe ou uma infecção viral tosse aqueles perdigotos ficam em suspensão no ar, como não tem movimento das massas de ar, ele fica grande tempo em suspensão, então todas as pessoas que estão pressas naqueles aglomerados ficam expostas a esses microrganismos.
A velocidade do espirro chega a 300 quilômetros por hora. Se você pensar a quantidade de expansão que esses perdigotos têm em um ambiente fechado, ela é muito grande. Por isso existem as boas normais de higiene: se a pessoa vai tossir ou espirrar, ela deve pegar um lenço ou colocar a mão na frente, para evitar que aquele fluxo gigante de partículas fique em suspensão no ar.
Para prevenir essas doenças o mais importante é atentar-se à higiene e evitar ambientes que sejam confinados com grandes aglomerações de pessoas. Crianças, principalmente até dois anos de idade, não tem o sistema imunológico completamente formado e esse é um fator a mais de risco.
Na hora de escolher o agasalho a pessoa deve ter cuidado também. Não é incomum tirar aquela peça que ficou o ano todo guardada no guarda-roupa e usar. O agasalho tem pelos grossos e acaba sendo uma fonte muito grande de ácaros, por isso é importante que ele seja lavado.
Quem gosta de ter animal doméstico tem que ter um cuidado higiênico muito grande com a casa. Para evitar alergia é preciso limpar os animais e evitar o acumulo de pelos nos móveis.
A orientação para quem já está gripado é andar com lenço descartável no bolso, para usar quando for espirrar. Se for um lenço de papel, depois basta descarta-lo na lixeira, assim a pessoa evita de passar esses germes para a mão, para o ar, evita a contaminação de outras pessoas.
Mais informações e contato com a Faculdade de Enfermagem Wenceslau Braz no telefone (35) 3622 0930.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM