Empresa vai mostrar seu programa de expansão industrial e as ações de responsabilidade social
A Helibras vai prestigiar a 11ª FRICI, Feira Regional Industrial, Comercial e de Turismo de Itajubá, nos próximos dias 8, 9, 10 e 11 de setembro, uma das mais importantes da região sul de Minas Gerais.
Em seu estande, a empresa vai apresentar imagens do atual programa de expansão de sua fábrica na cidade, além das ações de responsabilidade social do Instituto Helibras, cuja missão é “promover o desenvolvimento sustentável das comunidades onde a Helibras atua, apoiando a cultura, o lazer e a formação para o setor da aviação”, segundo Lia Maciel, coordenadora do Instituto.
As obras em andamento nas instalações da Helibras para a produção de um novo modelo de helicóptero de uso militar, o EC725, atraem a atenção da população de Itajubá, por causa das transformações que está permitindo em quase todas as áreas. O quadro de empregados diretos passou de 290, em 2009, quando esse programa começou, para 560 atualmente, devendo chegar a 1.000 pessoas contratadas até 2015. “Isto representa o crescimento da demanda por moradias, escolas, transporte, alimentação, aumentando a massa salarial e o consumo de bens e serviços em toda a região”, explica Eduardo Mauad, Vice-Presidente Executivo.
De forma indireta, o crescimento da empresa também vai gerar benefícios, como a vinda de novos fornecedores e a abertura de cursos específicos relacionados à indústria aeronáutica na UNIFEI, atraindo mais alunos para a cidade, o que representa ampliar, também, a estrutura educacional.
A sustentabilidade é outro tema abordado pela empresa durante a FRICI. Além do já adquirido selo de ISO 9001, de gestão da qualidade, a Helibras iniciou um programa para conquistar as certificações ISO 14001, de Gestão Ambiental, OHSAS 18001, referente a gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, e o SA 8000, de Responsabilidade Social.
De acordo com o vice presidente Eduardo Mauad, estes processos de certificação “reforçam o compromisso da Helibras com a prática de sustentabilidade e responsabilidade social, além de abrir portas para novos clientes e mercados, reduzir custos operacionais e manter a empresa no estrito cumprimento da legislação”.
No estande, o público poderá obter informações sobre o projeto Heliasas, do Instituto Helibras, que oferece curso gratuito de mecânico de manutenção aeronáutica para a população de baixa renda de Itajubá, além das campanhas de solidariedade promovidas a cada ano, como a arrecadação de agasalhos no inverno e ajuda a famílias desabrigadas pelas enchentes no Sul de Minas e região serrana do Rio de Janeiro.
Sobre a Helibras
A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros. A empresa é associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela EADS – European Aeronautic Defence and Space Company. Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras está em atividade no Brasil desde 1978 e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 560 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, está localizada na cidade de Itajubá (MG), onde são produzidos diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Desde sua fundação, a Helibras já entregou mais de 550 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo. Em 2010, a empresa teve um faturamento de R$ 395 milhões. Mais informações:
www.helibras.com.br
Sobre a Eurocopter e a EADS
Fundado em 1992, o grupo franco-alemão-espanhol Eurocopter é uma divisão do Grupo EADS e emprega aproximadamente 17.500 pessoas. Em 2010, a Eurocopter confirmou sua posição de líder como fabricante mundial de helicópteros no mercado civil e governamental com um volume de negócios de 4,8 bilhões de euros, encomendas de 346 novos helicópteros e uma quota de mercado de 49% nos setores civil e governamental. No geral, os helicópteros do Grupo são responsáveis por 33% da frota total mundial civil e governamental. A forte presença da Eurocopter no mundo inteiro é garantida por suas 30 filiais e participações nos cinco continentes, juntamente com uma densa rede de distribuidores, agentes certificados e centros de manutenção. Há atualmente 11.200 helicópteros Eurocopter em serviço e 2.900 clientes em 147 países. A Eurocopter oferece a maior gama de helicópteros civis e militares no mundo.
O Grupo EADS é líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa e serviços relacionados. Em 2010, faturou € 45,8 bilhões e empregou cerca de 121 mil pessoas. Além da Eurocopter, o Grupo inclui a Airbus, a Airbus Military, a Astrium e a Cassidian. No Brasil, além da Helibras, a EADS está presente através da EADS Brasil, da EADS Secure Networks Brasil, da Spot Image Brasil, do escritório de representação da Airbus Military e da Equatorial Sistemas, da qual a Astrium é acionista.
Fonte: Convergência