É comum que se confunda hidroterapia com hidroginástica. A fisioterapeuta Sirlene Ribeiro explica que hidroterapia, como o nome diz, é um tratamento, uma terapia feita na água. “Tem o acompanhamento do profissional que acompanha individualmente cada paciente no seu tratamento”, diz Sirlene. Já a hidroginástica é uma atividade física coletiva ou individual feita na piscina. Neste caso o profissional fica fora da piscina indicando os exercícios.
As indicações para hidroterapia são inúmeras. Desgastes de articulação, atroses, dores na coluna são algumas delas. A temperatura da água gira em torno de 33 a 34°, com isso o efeito terapêutico é maior, pois ajuda o movimento e a melhorar a dor, lembrando que dentro da piscina a ação da gravidade é muito baixa nula. “Uma pessoa com 80 kg, dentro da piscina tem peso equivalente a 8 kg, ou seja, 10% do peso. Paciente cadeirante consegue andar dentro da piscina”, explica a fisioterapeuta.
Normalmente o paciente vai à clínica com a indicação para hidroterapia, mas caso seja desejo do paciente, o fisioterapeuta faz uma avaliação e faz a indicação. Na Cia. da Saúde, observa Sirlente, é possível avaliar, diagnosticar e tratar.
A Cia. da Saúde tem todos os convênios. São cerca de vinte cinco.
A clínica fica na Rua Alcides Faria, 229, Bairro Centro. O telefone para contato: 35 3622 7900.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM