Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH).
Considera-se um desequilíbrio cerebral pela insuficiência de neurotransmissores. ( falha- defeito)
Motivos:
Gestação
Nascimento- parto- demora ao chorar…
Pode ser genético
Disfusão orgânica e psicológica…
A Hiperatividade pode desaparecer com o tempo, em decorrer com a maturação do sistema nervoso.
Pode desaparecer na adolescência, mas pode carregar traços de dificuldades na atenção e na concentração.
O baixo estima (auto-estima) prejudica e deixa seqüelas.
Os pais podem ser hiperativos ou parentes próximos…
Problemas na coordenação motora e de desequilíbrio.
Inteligência pode ser normal, mas prejudicada pela falta de atenção… (Dinâmicas para atenção)
Problemas emocionais podem levar à hiperatividade.
O transtorno de déficit de atenção (TDAH) é responsável pela enorme frustração que pais e seus filhos experimentam a cada dia. Crianças, adolescentes e adultos são frequentemente rotulados de problemáticos, desmotivados, avoados, malcriados, indisciplinados, irresponsáveis ou até de possuidores de *pouca* inteligência.
Pesquisas informam que 3% a 5% das crianças em idade escolar, podem ser incluídas nesse diagnóstico. E que dessas crianças, 50% vão continuar a ter dificuldades na fase adulta.
Família, Escola, Social na Escola
Em casa:
Dificuldade em concentrar-se…
Atrapalha sempre qualquer situação…
Tumultua…
Chama atenção…
Agitado…
Inconstante…
Esses comportamentos os fazem diferentes e até excluídos; pois agem sem limites em qualquer ambiente, como se não tivessem receio das conseqüências.
Algumas características de um Hiperativo:
– Pressa nas refeições
– Come com rapidez e sem presteza
– Muda o canal da TV, sem mesmo ter tempo de ver o que está passando…
– Fala acelerado (confuso)
– Muda de atividade constantemente, mesmo sem terminá-las
– Não aceita ordens…
– Agressivo e violento (de repente)
– Quer se atendido imediatamente
– Não aceita regras…
– Quer impor sua vontade a seu modo
– Pedem coisas e logo desistem…
– Deixam o ambiente agitado, sem ordem e sem controle
– Tem muita ansiedade em todas atividades.
E mais…
O hiperativo deve ser sempre acompanhado e orientado por responsáveis, pois a hiperatividade nem sempre se apresenta como sintoma isolado.
Apresenta também como distúrbio comportamental, como:
– Agressividade
– Impulsividade
– Espírito destrutivos
– Dificuldades no relacionamento intra-pessoal e social
– Auto imagem negativa
E outras já citadas.
Os pais ou responsáveis devem se interados no que seja Hiperatividade para melhor poder apoiar e conviver com seu filho, isto é fundamenta para que haja sucesso.
Na Escola:
Possuem as mesmas características e vão explorá-las com eficiência e continuidade. (platéia)
O profissionais de ensino devem ter capacidade de diferenciar o que seja problema que resulta de incapacidade e problema que resulta de recusa ativa em obedecer ordens. Cada uma delas deve ser resolvidas com critério específico.
Devem instruir positivamente, pois devem *descobrir* o lado positivo de cada um deles e usar para incentivá-lo. É difícil e problemático no início, mas leva à facilidade no decorrer do processo escolar.
Recompensar o comportamento adequado…
Devem estar sempre com *pé na frente*… pois senão eles dominarão o espaço com facilidade.
Usar a técnica de resposta isto é perder o que já estava conquistado por ele.
Planejar adequadamente a aula a ser dada de maneira que envolva o aluno em pauta…(rápida -dinâmica etc…)
Usar rotinas com inteligência… (criatividade)
Regras claras e concisas.
Evitar repetir situações…(conflitos ocasionais)
Punir adequadamente com precisão, honestidade, em momento certo e sem humilhação.(direito adquirido) – LEI.Usar sempre estratégia de controle. (pais e escola)
Ter ótima relação entre mestre e aluno…
Professores adequados e experientes na área.
Comunicação entre pais e mestres, constantemente.
Sala de Aula:
Os hiperativos podem e devem permanecer em classe normal.
As salas de aula devem ser organizadas e estruturadas para receber alunos hiperativos. ( perigos)
Carteiras separadas… (hoje é normal)
Premiações coerentes e freqüentes.
Programas de reforço especializado… na escola e se preciso for, também em casa.
Avaliação freqüente e imediata (usar os momentos de passividade)
Ignorar pequenos acidentes, pois são de menores conseqüências e são para chamar atenção.
Material didático adequado à habilidade de cada aluno.
Estratégias Cognitivas ( dinâmicas atrativas e de interesse)
Tarefas interessantes e não muito longas…
Devem ser supervisionados quando fora da classe… (problemas podem surgir…)
Os alunos com problemas mais sérios exigem salas especializadas.
Os alunos hiperativos são inteligentes e quando não gostam de algo ou de alguém… não gostam mesmo. Mas quando gostam, se apaixonam; tanto de coisas e de pessoas. Eles são atentos a tudo e a todos.O cérebro está sempre pronto *no que fazer de diferente*. São observadores, muito críticos e coerentes em suas críticas, as quais sempre tem fundo de verdade. Causas de desavenças constantes entre pais, professores, amigos…
Tratamento:
Profissionais das áreas médicas, saúde mental e psicológica, em conjunto com os pais e profissionais de ensino poderão diagnosticar, orientar e realizar um trabalho eficiente e apropriado aos interessados.
Os pais devem ser treinados para uso de estratégicas, para não se sentirem sem ferramentas apropriadas mediante seu filho. Isto vem facilitar o convívio do hiperativo e a sua realidade.
Programas pedagógicos adequados facilitarão a presença do aluno na aprendizagem e o querer ir à escola.
Aconselhamento individualizado e familiar devem sempre ter primazia e ser um meio importante de ajuda que a escola poderá oferecer e sem dúvida alguma terá retorno positivo; tanto para os alunos, aos pais e a própria escola.
Medicamentos:
Os medicamentos mais usados para o controle do sintoma do (TDAH) são os psicoestimulantes. 70% a 80% dos hiperativos apresentam respostas positivas. Esse tipo de medicamento apresenta uma melhora drástica com a redução do comportamento impulsivo e hiperativo e um aumento da capacidade de atenção.
Crianças, adolescentes e adultos devem ser medicados de acordo com seu médico especializado.
O adulto deve procurar se estruturar com seu meio ambiente, desenvolvendo hábitos organizados e procurar profissionais para aconselhamentos (psicólogos…) Essa ajuda vai transformar a vida dos pais e dos filhos de uma maneira extraordinária. Cada médico possui sua linha de tratamento e medicamento.(pesquisar antes)
*A procura de profissionais da área devem ser de preferência dos responsáveis e ou… da escola*)
*Os Hiperativos devem ter confiança nos profissionais*
*O tempo do hiperativo é completamente diferente e deve ser respeitado*
*O Hiperativo é um ser especial por isso deve ser orientado por seres especiais*
Divulgação:
A divulgação é importante para que os pais não se sintam sozinhos e desamparados. O saber lidar, faz a diferença; o saber aceitar é a sublimação.
Podem navegar na internet como www.hiperatividade.com.br
Procurar livros variados…
Filmes…
Vídeos e fitas sobre o tema…
Conversa com professores, amigas…
Professores:
Estes foram,são e serão a esperança dos avanços dos hiperativos.Com saberes apropriados,com determinação, com
satisfação, com alegria, com amor e com carisma, poderão fazer a diferença.
Realizar sonhos do hiperativo é edificante, é sublime e só o professor especializado é capaz disto.
Pesquisem muito professores…
Leiam muito sobre Hiperatividade.
Passem para os outros colegas, tudo o que já sabe sobre hiperatividade.
Fiquem atentos aos alunos com as características já mencionadas.
Tenham coragem.Tenham força. Mas tenham fé.
A luta é sem dúvida grande e árdua, mas com finalizações gratificantes.
Prognóstico:
A identificação precoce do problema e seguido de um tratamento adequado, tem mostrado que podemos vencer obstáculos. Gilza Moura Pedrosa -pesquisadora. **Um pouco para facilitar a sua vida**