Também conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial atinge atualmente 17 milhões de brasileiros. A doença, que pode ser fatal, atinge tanto jovens quanto idosos mas pode ser prevenida, tratada e, principalmente, evitada com a adoção de bons hábitos.
Gustavo Thomazine, coordenador da Faculdade Wenceslau Braz, aponta que o aumento da pressão arterial tem como principais causas a herança genética, maus hábitos alimentares como o consumo excessivo de sal e outros alimentos que fazem a retenção de líquido no corpo, a obesidade, o tabagismo, o etilismo e o estresse.
O especialista destaca então que a adoção de bons hábitos alimentares e a inclusão de atividade física na rotina podem ser grandes aliados do tratamento e da prevenção da doença.
A hipertensão arterial é uma doença muitas vezes silenciosa e que pode provocar, infartos, derrames e insuficiência renal. Cada caso é diferente do outro, quando a doença tem origem genética muitas vezes o tratamento precisa ser permanente, quando a origem está ligada ao comportamento do paciente, a adoção de novos hábitos pode promover a cura.
Os sintomas que podem ser identificados são: mal-estar, náusea e o mais evidente, a dor de cabeça persistente. É importante manter os exames médicos em dia e os bons hábitos também.
Para mais informações, você pode entrar em contato com a Faculdade Wenceslau Braz pelo telefone (35) 3622-0930, ou através dosite.
Fonte: Conexão Itajubá / Rádio Panorama FM