Com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), fabricante de antenas de radiocomunicação conseguiu alcançar o mercado da América Latina. A Steelbras é uma empresa familiar fundada em 1996 na cidade de Presidente Prudente, no interior paulista. No início do empreendimento, o objetivo era atender apenas o segmento de Faixa do Cidadão-PX, com a fabricação de antenas para caminhões e revenda de acessórios para rádios.
Com o passar dos anos, a Steelbras expandiu a produção para incluir também materiais de radiocomunicação voltados ao setor de segurança pública. Em 2015, devido ao reconhecimento no mercado como uma marca de alta qualidade, a empresa foi abordada por uma grande fabricante de rádio comunicadores para desenvolver uma antena dual-band, capaz de operar tanto na frequência VHF quanto na UHF. O projeto estava vinculado a uma parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Marcelo Ferreira, diretor comercial da Steelbras, conta que, a partir desse trabalho, a empresa começou a focar no mercado de segurança pública.
“Hoje, a Steelbras representa mais de 90% da frota dos veículos de segurança pública do estado de São Paulo, que são compostos pelos fabricantes de rádio Tait, Motorola, Icom, Hytera. Então, como são empresas multinacionais, começamos a vislumbrar um pouco esse mercado internacional. Começamos a tentar abrir um pouco mais os horizontes.”
As primeiras vendas da Steelbras para fora do Brasil foram feitas para o Paraguai, por meio de um cliente no Shopping China, na fronteira entre os países. Nesse período, a empresa começou a formar uma equipe para cuidar da parte do comércio exterior. Foi então que uma nova colaboradora, com experiência em exportação, apresentou as soluções da ApexBrasil.
“Ela falou: ‘na outra empresa, eu já tive bastante ajuda da Apex em toda a parte contábil, tudo o que precisava da parte de legislação dos países’. Ela nos apresentou uma série de coisas e, a partir daí, nós começamos a trabalhar junto com a Apex”, conta Marcelo Ferreira.
Segundo o diretor comercial da Steelbras, poder contar com o apoio da ApexBrasil foi uma virada de chave para conseguir parcerias no exterior.
“Quando nós começamos a falar os países que queríamos atuar, como nós queríamos atuar, a Apex chegou, por meio de parceiros, a nos mandar informações cadastrais de clientes de possíveis prospecções. Nós começamos com essas prospecções por aqui. Todas as dúvidas que tínhamos sobre parte documental, tudo o que precisávamos, a Apex nos deu muito suporte.”
Segundo Marcelo, esse ano, a Steelbras conseguiu um investimento para que o time de comércio exterior pudesse visitar presencialmente quatro países da América Latina para prospectar possíveis clientes. Para ele, o apoio da ApexBrasil foi essencial para ganhar agilidade e eficiência nesses roteiros de viagem.
“Nessas primeiras quatro viagens, nós já tivemos resultados acima do esperado. Foi muito bom, porque nós conseguimos viajar e visitar clientes com uma pré-análise. Então, não se perde tempo durante as viagens. Já saiu tudo mapeado. Você aproveita muito o seu tempo. Você faz um investimento e otimiza o valor desse investimento, com a quantidade de oportunidades que você abre.”
Marcelo Ferreira explica a própria escolha de mirar no mercado da América Latina:
“Nós escolhemos os países da América Latina por causa das indicações e os números que Apex nos trouxe de mercado. Então foi assertivo. Nós seguimos a orientação e tivemos resultado. Hoje quase 90% da produção do ano passado já concluímos no meio do ano, por causa desse know-how que a Apex tem de nos instruir. A gente fica mais ágil, mais rápido e mais eficiente.”
Já para o ano que vem, a Steelbras tem um projeto para exportar para Doral, nos Estados Unidos, além de abrir uma unidade presencial em algum país da América Latina, como o Paraguai. A longo prazo, a empresa estima expandir as operações para a Europa em 2026.
Para facilitar a sondagem de potenciais clientes no mercado internacional, a ApexBrasil disponibiliza gratuitamente os Painéis de Inteligência de Mercado. São plataformas digitais interativas, constantemente atualizadas por uma equipe qualificada, para que empresas brasileiras possam identificar as melhores oportunidades de negócios e tendências de mercado.
Além disso, os painéis também trazem análises exclusivas e detalhadas sobre o atual cenário do comércio brasileiro.
Para conferir os Painéis de Inteligência de Mercado, clique aqui. Para saber mais sobre outros programas da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, acesse www.apexbrasil.com.br.
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