O Hospital Escola da Faculdade de Medicina de Itajubá realizou n o último dia 4 de setembro um leilão beneficente para compra de equipamentos. O evento foi o segundo leilão da instituição e como resultado os recursos arrecadados garantiram a compra de um Arco Cirúrgico para a instituição.
Fábio Montanari, diretor administrativo do Hospital Escola, explica que o Arco Cirúrgico é um Raio-X Digital de alta resolução, que é usado dentro do Centro Cirúrgico durante as cirurgias. Ele conta que foram realizados dois leilões porque parte do gado doado, por dificuldades logísticas, não havia chegado a tempo para o primeiro evento e também porque o valor total arrecadado naquela ocasião ainda não era suficiente para compra do equipamento.
A segunda edição do leilão beneficente contou com mais doações, além do gado que havia ficado de fora do primeiro evento, e acabou tendo um resultado ainda melhor que o primeiro evento. O Arco Cirúrgico já foi entregue e está em funcionamento no Hospital Escola.
Paulo Lisboa, diretor da Canadá Leilões e Negócios Rurais, conta que quando o evento começou a ser organizados estava sendo esperada certa dificuldade. Entretanto o que se viu foi uma grande vontade da comunidade em ajudar o hospital e isso garantiu o sucesso dos leilões.
O próximo desafio está programado para março de 2017. As necessidades de equipamentos e estruturas são muitas e uma das demandas que tem prioridade no momento é a reforma do Pronto Socorro, que hoje é pequeno para o volume de atendimento que existe. O objetivo é mudar o ambulatório para um novo espaço e expandir o Pronto Socorro, no entanto para isso será necessário adquirir um novo tomógrafo, que seria dedicado à Urgência e Emergência.
Uma parte da reforma, que inclui a área infantil, já foi feita. Agora está sendo iniciada a reforma da área adulta, com previsão de término ainda em 2017. Diretamente o Hospital Escola atende Itajubá e sua microrregião que compreende 14 municípios vizinhos, somando 250 mil habitantes. Indiretamente o hospital presta serviços de alta complexidade a cerca de 3 milhões de pacientes do Sul de Minas.
Montanari agradeceu a generosidade da população da região que não faltou mesmo nestes tempos difíceis de crise que o país está passando e também lembrou os funcionários do hospital que participaram da organização do leilão e Paulo Marques, que cedeu o espaço físico para o evento.
Pessoas interessadas em ajudar neste novo desafio que o Hospital Escola tem a sua frente podem entrar em contato com a Canadá Leilões através do telefone (35) 9 9929 0505 ou com o HE no (35) 3629 7607.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM