No dia 29 de julho, o Hospital Escola da Faculdade de Medicina de Itajubá assinou o contrato de serviços com a SPEL Engenharia, empresa responsável pelas obras de um novo prédio com 2.300 m2. A nova construção possuirá três andares: no 1º funcionará a Hemodiálise; no 2º um Centro de Diagnóstico, com ultra-som, tomografia, raio-x e mamografia voltados para pacientes internados e para o público externo; e o 3º andar abrigará um Laboratório de Pesquisas Avançadas em Imunologia e em análise de compatibilidade de tecidos para transplantes de órgãos.
Segundo o diretor do Hospital Escola, Dr. Sérgio Visoni Vargas, este avanço foi possível pelo esforço e atuação do vereador Rodrigo Riêra. “Ele tem se demonstrado um grande parceiro do HE. E por meio de seu contato e relacionamento com o cenário político nacional, conseguiu através do Deputado Federal Bilac Pinto, do PR-MG, a realização deste sonho. Foi um trabalho sério e de muita responsabilidade, com o apoio do Prefeito BPS e do Secretário Municipal de Saúde, João Palma, que se deslocaram até Belo Horizonte, para conseguir a verba junto ao Secretário Estadual de Saúde, Dr. Marcos Pestana. Cabe a nós não levantar bandeira política ou partidária, mas sim reconhecer aqueles que realmente trabalham para o bem da população”, enfatizou Dr. Sérgio.
O Grupo Gestor do Hospital agradeceu também ao apoio da Prefeitura Municipal, que pela primeira vez colaborou financeiramente com o atendimento de Urgência e Emergência. “Após mais de 20 anos com o Pronto Socorro aberto, esta foi a primeira gestão a entender que a responsabilidade do pronto atendimento na cidade é do poder público municipal. Foi a primeira vez que conseguimos ter uma subvenção vinda do governo municipal. Ela ainda não cobre os custos totais, porém realmente é uma grande ajuda para o nosso Pronto Socorro”.
Para o presidente da AISI, mantenedora do HE, Dr. Kleber Lincoln Gomes, este é um momento de grande satisfação e orgulho. “As parcerias que temos conseguido nos possibilitam uma fase de ascensão nas melhorias. Estamos terminando as obras do novo UTI e Centro Cirúrgico e agora vamos iniciar esta nova obra. Nosso intuito é prestar assistência, atingir a alta complexidade, e salvar o HE das dificuldades econômicas que ainda possui”.
Presente à assinatura do contrato, o vereador Rodrigo Riêra contou que o Hospital Escola desenvolveu o projeto e ele o auxiliou a buscar recursos por conhecer a necessidade do Hospital e da saúde em Itajubá. “Nós fomos os intermediadores políticos, com a participação especial do Deputado Bilac, sem ele não teríamos conseguido. Esta é a minha maior satisfação política até hoje, pois sei que é um bem social, que realmente trará muitos benefícios. Em uma conversa recente com o Deputado, que virá a Itajubá no dia 11 de agosto, ele me antecipou sua tentativa de conseguir novos recursos para mais um projeto do HE, talvez uma reforma geral”.
Hospital recebe verbas do Governo do Estado para sua ampliação. Dr. Kleber L. Gomes, presidente da AISI e e Luiz Carlos Capasciutti, presidente da Fusper, falam a respeito
Fonte: AISI